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Reinventando a roda estudo sobre o uso
de
documentos no ensino
de
História
Sandra Silva Bittencourt Cecília Hanna Mate
2007
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.42 B624r )
(Acessar)
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Título:
Reinventando a roda estudo sobre o uso
de
documentos no ensino
de
História
Autor:
Sandra Silva Bittencourt
Cecília Hanna Mate
Assuntos:
HISTÓRIA (ESTUDO E ENSINO)
;
FONTES HISTÓRICAS
;
SÍTIOS GEOLÓGICOS
;
ETNOGRAFIA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O objetivo precípuo desse trabalho foi o
de
refletir sobre o estatuto das fontes materiais e o uso
de
documento no ensino
de
história por meio da proposição
de
atividades, conforme postula Leontiev, desenvolvidas com alunos no âmbito do espaço escolar. Buscou-se também: traçar um painel crítico da pesquisa educacional, identificado impropriedades e possibilidades; discutir certas questões postas pela historiografia como: memória - razão
de
ser da História - vista à luz da vertente da Escola dos Analles, em particular do pensamento
de
Le Goff e Paul Veyne, e cotidiano sob o manto teórico
de
autores como Lefebvre e Agnes Heller,
de
filiação marxista; e finalmente abordar o problema das fontes documentais, sobretudo
de
natureza material, sob a ótica das contribuições dadas pela Nova Arqueologia. A opção por pesquisar as questões propostas no locus educacional por excelência, a escola, deveu-se ao fato
de
que ela tem sido uma instituição não apenas
de
socialização dos mais jovens e
de
transmissão
de
valores, mas também um espaço de ocorrência das práticas culturais, nas quais o conhecimento, em geral vindo do meio acadêmico, é recebido, recriado e transmitido, segundo o pressuposto de Chervel. Considerando que essas tarefas desempenhadas pela escola acontecem por meio de ações cotidianas em um espaço racionalmente concebido e estruturado, vislumbrou-se como alternativa metodológica uma imersão nessa realidade conforme orientação da pesquisa interpretativa
participante
de
Frederick Erickson. Assim, o trabalho
de
campo consistiu: na coleta e estudo
de
dados sobre a escola e sua comunidade; na leitura e discussão do projeto pedagógico; na proposição
de
instrumentos para aferir o domínio dos alunos
de
certos conceitos da História; em intervenções na sala
de
aula com o propósito
de
estudar, por meio
de
simulação
de
um sítio arqueológico, os processo
de
conservação do documento material
Data de criação/publicação:
2007
Formato:
186 p. anexos.
Idioma:
Português
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