skip to main content

Educação, encanto e transcendência Alternativas para um mundo reduzido à imanência

Gilberto Safra

s.l. Edições Sobornost 2007

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (GS-DVD-161 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Educação, encanto e transcendência Alternativas para um mundo reduzido à imanência
  • Autor: Gilberto Safra
  • Assuntos: IMANÊNCIA; PSICANÁLISE
  • Notas: Clínica winnicottiana por Gilberto Safra
  • Descrição: Conferência ministrada para educadores no Colégio Madre Alix - São Paulo em 24/04/2004
    Esta conferência, dirigida a educadores, parte de uma posição crítica ao cientificismo e à técnica que, atrelados aos poderes econômicos, dominam o destino humano, adoecendo-o na medida em que impedem a manifestação da transcendência no que se refere ao conhecer, ao querer e ao amar. Neste diálogo com professores e educadores temos a chance de apreender as potencialidades que Gilberto vê na educação como ruptura do mesmo que impera na nossa sociedade, em que as regras e os deveres acontecem de fora para dentro, impedindo a experiência de transcendência que é sempre singular e única de cada pessoa humana. Da mesma forma que a educação escolar, a educação religiosa pode se tornar obturação da religiosidade inerente a cada ser humano. E com isso adoecê-lo. Parafraseando Dostoievski , Gilberto nos diz que uma experiência de encanto pode salvar uma criança, mostrando assim a importância da beleza e da arte no processo educacional, desde que promova a experiência e não a obrigação e o dever. Esta é uma conferência a bastante rica para pais e educadores pois mostra como a transcendência é originária do ser humano e como respeitá-la desde o início da educação é uma forma de prevenir os adoecimentos que gerarão conflitos e violências
  • Títulos relacionados: Série:A visão clínica de Gilberto Safra
  • Editor: s.l. Edições Sobornost
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: 2 DVD (130 min) col., son., NTSC.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.