skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
General Search
General Search
Physical Collection
Physical Collections
USP Intelectual Production
USP Production
Search For:
Clear Search Box
Search in:
General Search
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
General Search
Advanced Search
Browse Search
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Intervenção Cognitivo-Comportamental em grupo online para a promoção
de
habilidades
de
vida em adolescentes
Santos, Rose Guedes Martins Dos
Biblioteca Digital
de
Teses e Dissertações da USP; Universidade
de
São Paulo; Instituto
de
Psicologia 2023-08-23
Online access
View Online
Details
Reviews & Tags
More
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
Intervenção Cognitivo-Comportamental em grupo online para a promoção
de
habilidades
de
vida em adolescentes
Author:
Santos, Rose Guedes Martins Dos
Supervisor:
Mélo, Márcia Helena da Silva
Subjects:
Adolescentes
;
Tecnologia
;
Terapia Cognitivo Comportamental Em Grupo
;
Habilidades Sociais
;
Habilidades
De
Vida
;
Group Cognitive Behavioral Therapy
;
Social Skills
;
Technology
;
Adolescents
;
Life Skills
Notes:
Dissertação (Mestrado)
Description:
A prevalência
de
transtornos
de
saúde mental em adolescentes tem aumentado ao longo dos anos. Atualmente, os transtornos
de
ansiedade e depressão são os mais prevalentes na infância e adolescência. Quando não tratados, esses transtornos podem comprometer os relacionamentos, o aprendizado e o convívio familiar. Por todas essas questões que permeiam o desenvolvimento do adolescente, faz-se necessária a construção
de
práticas que previnam essas dificuldades e promovam a saúde mental desse público. As Habilidades
de
Vida (HV) e as Habilidades Sociais (HS) são componentes importantes para a promoção da saúde mental para o enfrentamento saudável das demandas cotidianas. O objetivo geral do presente projeto foi avaliar os efeitos e o processo
de
implementação
de
uma intervenção piloto, em grupo, no formato online e com foco em Habilidades
de
vida, na redução dos sintomas
de
ansiedade e depressão reportados por adolescentes. A intervenção consistiu em seis encontros com os adolescentes e dois encontros com os pais, utilizando a Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo (TCCG) como base teórico-prática. A pesquisa foi caracterizada como um estudo exploratório e interventivo, utilizando metodologias de análise quantitativa e qualitativa, com delineamento pré e pós testes com coleta de medidas repetidas durante a intervenção incluindo avaliação do processo de aplicação. Participaram do estudo 15 adolescentes sendo 8 do sexo masculino e 7 do feminino, com idade entre 13 e 14 anos, provenientes de diferentes estados do Brasil. Os dados foram coletados online, e os instrumentos utilizados para coleta foram a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse, versão adolescente (EDAE-A), pré e pós teste, a Escala Visual Analógica (VAS) e o Formulário de registro de observação da aplicação da intervenção, durante a intervenção. Foram conduzidas análises por meio de estatística descritiva, envolvendo frequência simples. Para análise dos dados dos questionários foram usados os procedimentos de correção indicados pelos autores. Em relação aos sintomas de ansiedade e depressão, foi observado que a grande maioria dos participantes relataram baixos sintomas, cujos escores no préteste foram normais em 9/15 adolescentes para ansiedade e 12/15 para depressão na EDAE-A. Após a intervenção, quase metade dos adolescentes permaneceram na faixa de normalidade para sintomas para ansiedade (n=4), adicionado nesta faixa 1 participante que estava na categoria leve antes da intervenção. Os demais (n=5) tiveram seus escores aumentados, migrando para as categorias leve (n=2) e moderado (n=2). Em relação à depressão, 8 adolescentes permaneceram na faixa de normalidade, se juntando a este grupo 2 participantes que tinham escores moderados antes da intervenção, totalizando 10 adolescentes. Quatro dos 12 participantes que estavam na faixa de normalidade tiveram aumento expressivo de seus escores indo para a categoria moderada. Os resultados do processo de aplicação da intervenção indicam viabilidade da intervenção em grupo e online, boa responsividade dos adolescentes, fidelidade da implementação, ótimas taxas de retenção dos participantes e qualidade da aplicação. Limitações e pesquisas futuras são apontadas. Considera-se que o estudo possui potencial para colaborar no avanço dos estudos no ciclo de pesquisa em prevenção, no que diz respeito ao campo tecnologia e à implementação de prevenção preventiva para o público adolescente.
DOI:
10.11606/D.47.2023.tde-11122023-163341
Publisher:
Biblioteca Digital
de
Teses e Dissertações da USP; Universidade
de
São Paulo; Instituto
de
Psicologia
Creation Date:
2023-08-23
Format:
Adobe PDF
Language:
Portuguese
Links
This item in the Library Catalog
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
Previous
Result
2
Next
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript