skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Análise das condições higiênico-sanitárias das áreas de preparo e consumo de alimentos o caso das unidades particulares de ensino fundamental e médio e campi universitários.

M. S. Danelon Marina Vieira da Silva; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (12. 2004 Piracicaba, SP)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2004

São Paulo USP 2004

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 12/2004 1430857 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Análise das condições higiênico-sanitárias das áreas de preparo e consumo de alimentos o caso das unidades particulares de ensino fundamental e médio e campi universitários.
  • Autor: M. S. Danelon
  • Marina Vieira da Silva; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (12. 2004 Piracicaba, SP)
  • Assuntos: SEGURANÇA ALIMENTAR; HIGIENE DE ALIMENTOS
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2004
  • Notas: Disponivel também em http://www.usp.br/siicusp
  • Descrição: Visou-se descrever as condições higiênicas dos seguintes ambientes: a) cantinas/lanchonetes mantidas em quatro unidades de ensino particulares (ensino fundamental e médio), b) instalações utilizadas pelos vendedores ambulantes, que atuam no entorno dessas unidades; c) lanchonetes dos cinco campi universitários (públicos e particulares) da cidade de Piracicaba. Material e/ou métodos: Para a classificação dos estabelecimentos e instalações (da área de alimentos) foram adaptados roteiros de observação tendo por base o texto da Portaria CVS-30 de 31/01/94 (Diário Oficial de São Paulo em 01/02/94). Os estabelecimentos foram classificados de acordo com os parâmetros: a) perigo, b) atenção, c) regular e d) adequado. Resultados: Destaca-se que a totalidade das cantinas das escolas particulares foram classificadas como regulares. Duas lanchonetes dos estabelecimentos universitários foram classificadas como adequadas; duas como regulares e uma em situação de atenção. Situação de perigo foi verificada somente para um vendedor ambulante com atuação no entorno de unidade de ensino particular. Registrou-se também que os vendedores ambulantes possuem baixa ou nenhuma escolaridade. Conclusões: As cantinas/lanchonetes mantidas nas escolas particulares de ensino fundamental e médio foram os estabelecimentos classificados como os de menor risco para os usuários, quando foram consideradas as condições higiênico-sanitárias
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: CD-ROM.; on-line.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.