skip to main content

Efeito do óleo de peixe rico em dha sobre a funcionalidade de leucócitos de indivíduos saudáveis

R. Gorjão R Verlengia; Francisco Garcia Soriano; C. C Kanunfre; C Maldonado Peres; S. C Sampaio; R Otton; M. F Cury-Boaventura; T Martins de Lima; A Folador; T Pithon-Curi; C. J Lagranha; E. P Portioli Silva; Rui Curi; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE (18. 2003 Curitiba, Paraná)

Resumos Curitiba, Paraná: Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2003

Curitiba, Paraná Federação de Sociedades de Biologia Experimental 2003

Localização: FM - Fac. Medicina    (BCSEP 2003 101 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Efeito do óleo de peixe rico em dha sobre a funcionalidade de leucócitos de indivíduos saudáveis
  • Autor: R. Gorjão
  • R Verlengia; Francisco Garcia Soriano; C. C Kanunfre; C Maldonado Peres; S. C Sampaio; R Otton; M. F Cury-Boaventura; T Martins de Lima; A Folador; T Pithon-Curi; C. J Lagranha; E. P Portioli Silva; Rui Curi; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE (18. 2003 Curitiba, Paraná)
  • Assuntos: FISIOLOGIA
  • É parte de: Resumos Curitiba, Paraná: Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2003
  • Notas Locais: Disponível em CD-ROM
  • Descrição: Objetivo: Neste estudo foi avaliado o efeito da suplementação com o óleo de peixe rico em DHA sobre a atividade fagocítica de monócitos e neutrófilos, quimiotaxia de neutrófilos, proliferação de linfocitos e produção de citocinas pelas células mononucleares de indivíduos saudáveis. Métodos e Resultados: O presente estudo teve a sua aprovação junto à Comissão de Ética do Hospital Universitário e do Instituto de Ciências Biomédicas. A coleta de sangue periférico de 10 indivíduos saudáveis, do sexo masculino, foi realizada antes e ao final de dois meses de suplementação com 3 g/dia de óleo de peixe rico em DHA (razão DHA:EPA - 2:1). As cápsulas foram fornecidas pela Naturalis Alimentos Naturais e Ltda®. As células mononucleares e os neutrófilos foram obtidas utilizando-se o reagente "Lymphoprep" (Invitrogen). Os resultados referem-se ao término da suplementação. A atividade fagocítica de neutrófilos e monócitos foi avaliada utilizando zimozan opsonizado com o componente C3b do complemento. Observou-se estímulo de 62,4% da atividade fagocítica de neutrófilos e de 145% em monócitos. A quimiotaxia de neutrófilos foi realizada em câmara de Boyden modificada, utilizando o componente C5a como agente quimioatrator. Os resultados obtidos mostraram aumento de 127,7%. A capacidade proliferativa de linfócitos estimulados com Concanavalina A foi avaliada através da incorporação de [2-14C]-timidina (0,02 µCi - 0,3µM/well), observando aumento de 40,3 %.
    A produção de citocinas (IL-2, IL-4, INF-g, IL-10 e TNF-a) foi valiada através de ELISA. Observou-se diminuição da produção de IL-2 e aumento de IL-10, INF-g e TNF-a. Não foi observada alteração significativa na produção de IL-4. Conclusões: O óleo de peixe rico em DHA promoveu aumento da atividade das células do sistema imune, ao contrário dos estudos descritos na literatura em que foi realizada suplementação com óleo de peixe rico em EPA (razão DHA:EPA - 1:2). Estes resultados mostram que não é possível generalizar o emprego do óleo peixe, sem considerar a proporção dos ácidos graxos EPA e DHA
  • Editor: Curitiba, Paraná Federação de Sociedades de Biologia Experimental
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: res. 10.056.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.