skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Relatório de análise estatística sobre o projeto "avaliação dos efeitos genotóxicos de corantes têxteis AZO reativos em Biomphalaria Glabrata utilizando o ensaio do cometa"

Renato Felipe Borges Eça Rodrigo Yudi Matsufuji; Gilberto Alvarenga Paula

São Paulo IME-USP 2009

Disponible en IME - Inst. Matemática e Estatística    (IME-RAE-CEA P324r 2009 v.10 ) y otras localizaciones(Obténgalo)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto "avaliação dos efeitos genotóxicos de corantes têxteis AZO reativos em Biomphalaria Glabrata utilizando o ensaio do cometa"
  • Autor: Renato Felipe Borges Eça
  • Rodrigo Yudi Matsufuji; Gilberto Alvarenga Paula
  • Materias: ESTATÍSTICA APLICADA
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/c7e2021e-62aa-425e-9a17-90566dc6e55f/1772806.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023
  • Notas locales: RAE-CEA-09P10
  • Descripción: O setor têxtil desempenha um importante papel na economia brasileira, empregando cerca de 1,5 milhão de pessoas e com um panorama de crescimento bastante favorável. Este tipo de atividade causa um grande impacto ambiental por produzir uma grande quantidade de efluentes liquidos com alta carga orgânica, proveniente das etapas de tingimento dos tecidos. Estes efluentes, depois de tratados, são lançados no meio ambiente e ao entrar em contato com qualquer organismo vivo podem acarretar danos ao seu material genético. O objetivo deste trabalho é avaliar e quantificar a capacidade do corante Remazol preto B (largamente utilizado na indústria têxtil) de causar dano ao material genético. Para tanto será utilizado o teste do cometa, este trabalho também tem o intuito de mostrar que este teste pode ser utilizado para avaliar a genotoxicidade de poluentes químicos. Foram estudados caramujos adultos da espécie Biomphalaria glabrata, estes foram expostos a três diferentes concentrações do corante: 0,5 g/l, 1,0 g/l e 2,0 g/l, além disto foi mantido um grupo controle. Após um período de exposição foi analisado o material genético de cem células de cada caramujo. Ajustamos modelos lineares generalizados para verificar a intensidade do dano sofrido por cada caramujo. Através destes modelos chegamos a conclusão de que a concentração de 0,5 g/l não causou dano significativo aos caramujos submetidos a este tratamento. Para a concentração de 1,0 g/l notamos que houve um dano médio 184% maior que no grupo controle, para a concentração de 2,0 g/l a intensidade do dano é ainda maior 330% maior que o dano sofrido pelo grupo controle.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Fecha de creación: 2009
  • Formato: 46 p.
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere