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Avaliação de serviços de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário proposta de instrumento

Marcia Aparecida Grivol Simone Rocha de Vasconcellos Hage; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (17. 2009 Salvador); Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia (1. 2009 Salvador)

Anais São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2009

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  • Título:
    Avaliação de serviços de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário proposta de instrumento
  • Autor: Marcia Aparecida Grivol
  • Simone Rocha de Vasconcellos Hage; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (17. 2009 Salvador); Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia (1. 2009 Salvador)
  • Assuntos: MEMÓRIA AUDITIVA; ADULTOS; IDOSOS; CRIANÇAS; FONOLOGIA
  • É parte de: Anais São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2009/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: a memória de trabalho é um sistema de processamento e armazenamento de informações à curto prazo que mantém o pensamento, a aprendizagem e a comunicação. É também uma capacidade de aprendizagem, armazenamento e evocação de informações sobre nós mesmos e o mundo que nos cerca. No que tange à linguagem, a memória de trabalho verbal (fonológica) tem papel fundamental, já que correlações já foram descritas entre as habilidades de memória fonológica e as habilidades de fala e linguagem, apontando que a memória se expande com a idade, devido ao aumento na velocidade da \201Crechamada\201D subvocal. Por outro lado, diante de modificações biológicas, fisiológicas e psicológicas decorrentes do avanço da idade, a memória, assim como diversas outras habilidades, sofre um declínio. Objetivo: tendo como hipótese que as habilidades de memória de trabalho fonológicas se estendam até certa idade e que posteriormente pode regredir com o envelhecimento, este estudo teve por objetivo verificar o desempenho de indivíduos em diferentes faixas etárias, sem alterações de linguagem, em prova que avalia a memória de trabalho fonológica (repetição de não palavras). Material e Método: O estudo em questão envolveu 90 sujeitos normais, sendo 30 crianças em idade escolar (entre seis e oito anos e 11 meses ), 30 na faixa de jovens adultos ( entre 19 e 35 anos) e 30 na terceira idade (60 anos ou mais). Foi aplicado Prova de Repetição de Não Palavras, contendo 40 palavras de 2
    a 5 sílabas com base na estrutura da língua portuguesa. Os resultados passaram por análise estatística com medidas descritivas e testes como Teste de Tukey e Análise de Variância para Medidas Repetidas, considerado significativo valor de p<0,05. ) Resultados: na pontuação total da Prova de Repetição de Não-palavras, houve diferença estatisticamente significante entre o grupo de crianças, adultos e idosos (idosos < crianças < adultos). Comparando-se os grupos no que tange a variável número de sílabas, para não palavras com duas, três e cinco sílabas não houve diferença estatisticamente significante entre o desempenho de crianças e adultos, porém esta diferença aconteceu entre o grupo de crianças e adultos em relação ao grupo de idosos (crianças e adultos > idosos). Já para quatro sílabas houve diferença estatisticamente significante entre os três grupos (idosos < crianças < adultos). Conclusão: idosos obtiveram pior desempenho quando comparados aos adultos e crianças, sugerindo que a memória de trabalho fonológica sofre declínio com o processo de envelhecimento. Já os adultos obtiveram melhor desempenho que crianças, evidenciando que adultos têm melhor capacidade de armazenagem de material verbal que crianças. Quanto ao efeito da extensão na repetição de não palavras parece refletir de forma mais significativa na memória de trabalho daqueles que estão na terceira idade
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: 5 p..
  • Idioma: Português

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