skip to main content

A inclusão escolar vista por professores e alunos de pedagogia

Caio Parada Cabral José Fernando Bitencourt Lomônaco; Marie Claire Sekkel; Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (9. 2009 São Paulo)

São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Comunicação oral

São Paulo Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional 2009

Online access. The library also has physical copies.

  • Title:
    A inclusão escolar vista por professores e alunos de pedagogia
  • Author: Caio Parada Cabral
  • José Fernando Bitencourt Lomônaco; Marie Claire Sekkel; Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (9. 2009 São Paulo)
  • Subjects: EDUCAÇÃO INCLUSIVA; PEDAGOGIA
  • Is Part Of: São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Comunicação oral
  • Description: O objetivo do presente trabalho foi avaliar a concepção de professores e alunos de pedagogia a respeito da inclusão escolar. Participaram como sujeitos professores do ensino fundamental e alunos de cursos de pedagogia de três faculdades particulares. A tarefa dos alunos e professores consistiu em escrever todas as associações que lhes ocorressem diante da palavra INCLUSÃO ESCOLAR, num período de 90 segundos. A partir dos dados coletados, foram construídas categorias para agrupar as respostas dos sujeitos. Os dados foram analisados estatisticamente pelo qui-quadrado para uma amostra e os valores encontrados permitiram rejeitar a hipótese nula. Os resultados possibilitaram a identificação de um conjunto de atributos comumente associados ao conceito de inclusão escolar. A discussão foi feita fundamentada numa das mais recentes teorias a respeito do processo de formação de conceitos, a visão teórica e, mais particularmente, de uma de suas implicações principais: a homeostase causal
  • Publisher: São Paulo Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
  • Creation Date: 2009
  • Format: On-line.
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait