skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Padronização do modelo experimental de lesão renal aguda induzida por sepse em ratos

Cecília Ide Igata Maria de Fátima Fernandes Vattimo; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (15. 6-7 dez. 2011 São Paulo)

Resumos São Paulo, 2011

São Paulo 2011

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (VATTIMO, M. de F. F. doc 25 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Padronização do modelo experimental de lesão renal aguda induzida por sepse em ratos
  • Autor: Cecília Ide Igata
  • Maria de Fátima Fernandes Vattimo; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (15. 6-7 dez. 2011 São Paulo)
  • Assuntos: RIM (LESÕES); SEPSE
  • É parte de: Resumos São Paulo, 2011
  • Notas: Online
  • Descrição: Introdução: A Lesão Renal Aguda (LRA) é caracterizada por redução abrupta da função renal, resultando na inabilidade dos rins em exercer suas funções básicas de excreção e manutenção da homeostase hidroeletrolítica do organismo, resultando no acúmulo de substâncias nitrogenadas (uréia e creatinina), acompanhada ou não da diminuição da diurese. Atualmente, o comprometimento renal surge decorrente a uma complicação sistêmica, como a sepse, em particular o choque séptico. Objetivo: Esse estudo teve por objetivo avaliar a repercussão da sepse sobre a função renal de ratos, por meio do estudo de clearance de creatinina. Metodologia: O estudo foi aprovado pelo do Comitê de Ética do Instituto de Ciências Biológicas IV (ICB-USP IV). Foram utilizados ratos Wistar, machos, adultos, pesando entre 250 – 300g. Os animais foram distribuídos nos seguintes grupos: Sham (grupo controle) (animais anestesiados submetidos à laparotomia, porém sem a realização do modelo experimental de sepse) e Sepse (animais submetidos à laparotomia para realização do procedimento de ligadura e punção do cecum).
    Esse estudo utilizou técnicas de mensuração do Clcr (Clearance de creatinina) (método Jaffe) para avaliação da função renal. Resultados: Os animais do grupo sepse (5) apresentaram redução significativa de Clcr em relação aos animais do grupo controle (6) (0,35ml/min VS 0,68ml/min). Esse dado confirma a ocorrência de lesão renal induzida pelo modelo de ligadura e punção do cecum. Conclusão: A lesão renal aguda induzida pela sepse em ratos confirma a repercussão agressiva do componente inflamatório da sepse sobre a função renal e se traduz como excelente modelo para estudo de outras complicações dessa síndrome. Referências:Bagshaw SM.Beginning and Ending Suportive Theraphy for Kidney (BEST Kidney) Investigators. Septic Acute Kidney injury in critically ill patients: clinical characteristics and outcomes. Clin J Am Soc Nephrol. 2007 May;2(3):431-9
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: Resumo.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.