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A formação do enfermeiro em educação em saúde uma revisão bibliográfica

Alva Helena de Almeida Cássia Baldini Soares; Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na perspectiva da Enfermagem (1. 2007 São Paulo)

Trabalhos São Paulo : ENS, 2007

São Paulo 2007

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (SOARES, C. B. doc 27 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A formação do enfermeiro em educação em saúde uma revisão bibliográfica
  • Autor: Alva Helena de Almeida
  • Cássia Baldini Soares; Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na perspectiva da Enfermagem (1. 2007 São Paulo)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
  • É parte de: Trabalhos São Paulo : ENS, 2007
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: As diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em enfermagem em vigor desde 2001 trazem inúmeros desafios para o ensino. Em particular nos coloca diante de uma intrigante discussão: que respostas a enfermagem vem dando para que o enfermeiro seja capaz de exercer a prática educativa? O objetivo desse trabalho é retratar como a enfermagem em geral, e a enfermagem em saúde coletiva em particular, tem abordado o preparo dos profissionais para a função educativa. Adotou-se para a revisão bibliográfica descritores em Ciências da Saúde (DeCs) na base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na Base de Dados da Enfermagem (BDENF), e na base PERIENF, da Biblioteca Wanda de Aguiar Horta da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Os resultados se referem a 14 artigos publicados em periódicos de divulgação científica e classificados conforme tratassem do ensino, da produção científica ou da assistência: 4 estudos focalizaram o ensino, em 3 os sujeitos foram alunos e em 1 docentes. Neste, era consenso que a educação sanitária é parte integrante do cuidado global de enfermagem, uma vez que nessa área o trabalho da enfermagem é compreendido como essencialmente educativo; as metodologias educacionais não podem deixar de ser ensinadas. Já parte dos discentes remete a tarefa educativa para a beira do leito; outros avaliam ser viável a palestra como parte da metodologia da disciplina de Fundamentos de Enfermagem . Os
    estudos que avaliaram a produção científica sobre o tema revelaram que: "o enfermeiro não tem consciência da amplitude de sua atuação profissional, utilizando apenas o saber técnico"; a Educação em Enfermagem é uma das áreas de investigação relevantes na produção científica dos enfermeiros; as enfermeiras brasileiras têm interesse em investigar a educação em saúde na produção acadêmica; a atual política brasileira pode ter mobilizado os autores a publicarem sobre Educação para a saúde, reconhecendo ser a função educativa papel inerente a própria profissão e, há "necessidade de capacitação para desempenhar o papel de educador, o que remete a repensar o ensino da graduação em Enfermagem". Os artigos referentes ao campo assistencial mostraram que: a educação em saúde surge como um saber utilizado no trabalho diário das enfermeiras da Rede Básica; A grande maioria dos profissionais da ESF concebe a Educação em Saúde segundo o modelo tradicional, apontando a necessidade de capacitação imediata e permanente em Educação em Saúde de todos os envolvidos nos serviços de saúde. Conclusões: o conjunto dos estudos analisados reitera a importância da temática educação em saúde na prática de enfermagem - ensino, pesquisa e assistência; aponta para a necessidade de capacitação dos enfermeiros nessa área, mas não deixa claro como a formação vem sendo realizada. Dessa forma, trata-se de tarefa fundamental, investigar como vem se dando o ensino da
    temática educação em saúde nas escolas de enfermagem
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: Res. 358.
  • Idioma: Português

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