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Atividades educativo-preventivas em escolares de Rondônia relato de experiência

Tatiane Martins Jorge Ricardo Pianta Rodrigues da Silva; Ana Karolina Zampronio Bassi; Ariádnes Nóbrega de Oliveira; Maria Aparecida Miranda de Paula Machado; José Roberto de Magalhães Bastos; Magali de Lourdes Caldana; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (16. 2008 Campos do Jordão)

Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2008

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  • Título:
    Atividades educativo-preventivas em escolares de Rondônia relato de experiência
  • Autor: Tatiane Martins Jorge
  • Ricardo Pianta Rodrigues da Silva; Ana Karolina Zampronio Bassi; Ariádnes Nóbrega de Oliveira; Maria Aparecida Miranda de Paula Machado; José Roberto de Magalhães Bastos; Magali de Lourdes Caldana; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (16. 2008 Campos do Jordão)
  • Materias: ESTUDANTES; AÇÃO PREVENTIVA; SAÚDE ESCOLAR; FONOAUDIOLOGIA; SAÚDE BUCAL
  • Es parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008
  • Notas: Publicado como Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia;Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/
  • Notas locales: MPC Digital
  • Descripción: INTRODUÇÃO: A infância representa o período de maior capacidade para se adquirir hábitos devido à plasticidade cerebral infantil. Assim, considera-se que é a época ideal para propor e desenvolver programas preventivo- educativos. OBJETIVO: Apresentar a experiência de trabalho educativo-preventivo realizado em uma escola estadual de Ensino Fundamental do município de Monte Negro-RO. MÉTODO: Descrição das atividades realizadas em fevereiro de 2007 durante a XIII Expedição da USP ao referido município. RESULTADOS: Participaram das atividades 337 crianças entre seis e 10 anos de idade, durante o primeiro dia de aula. Para a realização das atividades, foram utilizadas atividades lúdicas (teatro e jogo educativo) para atingir o grau de compreensão das crianças. No primeiro contato com as crianças, foi realizado teatro educativo, utilizando personagens típicos da região para ensinar temas relacionados à saúde geral, bucal e fonoaudiológica, tais como: importância da higiene corporal, técnicas de escovação, orientações sobre alimentos não cariogênicos, hábitos deletérios, saúde auditiva e vocal. No segundo momento, foi realizada atividade recreativo-educativa, a partir de um jogo de trilha gigante, onde cada criança participante deveria responder a questionamentos sobre os temas abordados no teatro. Vencia o jogo a equipe que andasse as caselas da trilha, indicadas por um dado, mediante o acerto das respostas. Após estas atividades educativas, foi feita
    escovação supervisionada em todas as crianças, separando-as por salas e utilizando técnica de Bass nas orientações. CONCLUSÃO: As atividades propostas foram bem aceitas pelos alunos, uma vez que, a partir de atividade lúdica, muitas orientações sobre saúde bucal e fonoaudiológica foram feitas, havendo bom grau de entendimento pelas crianças. Desse modo, esse tipo de trabalho será mantido e aprimorado no município
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Fecha de creación: 2008
  • Formato: p. 1167.
  • Idioma: Portugués

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