skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Avaliação da satisfação em usuários de AASI com adaptação aberta

Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli Tatiana Manfrini Garcia; Encontro Internacional de Audiologia (28. 2013 Salvador)

Anais Científicos São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2013

Academia Brasileira de Audiologia São Paulo 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Avaliação da satisfação em usuários de AASI com adaptação aberta
  • Autor: Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
  • Tatiana Manfrini Garcia; Encontro Internacional de Audiologia (28. 2013 Salvador)
  • Assuntos: SATISFAÇÃO DO PACIENTE; APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL; AUDIÇÃO
  • É parte de: Anais Científicos São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2013
  • Notas: Disponível em:<http://www.audiologiabrasil.org.br/eiasalvador2013/pg.php?pg=anais>. Acesso em: 21 maio 2013.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A audição é um dos mais importantes sentidos do ser humano. O impacto da privação sensorial auditiva na vida de um indivíduo é enorme, pois afeta sua capacidade de compreender adequadamente as informações sonoras e o modo de se relacionar com seu meio provocando conseqüências biológicas, psicológicas e sociais podendo afetar de forma determinante a qualidade de vida dos indivíduos. Indivíduos com perda auditiva descendente referem muita dificuldade de percepção de fala principalmente no ruído levando a um afastamento social. Muito se discute sobre a adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) em indivíduos com perda auditiva descendente. O efeito de oclusão é uma das principais queixas destes usuários em função da configuração da perda auditiva. Considerando as atualizações no desenvolvimento dos AASIs e a configuração particular da perda auditiva, os AASIs mini retroauriculares específicos para adaptação aberta trazem grandes benefícios para esses indivíduos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar a satisfação dos usuários de AASI após a adaptação dos aparelhos de adaptação aberta. Metodologia: Foram avaliados 10 pacientes da Clinica de fonoaudiologia da FOB-USP Bauru, com perda auditiva sensorioneural bilateral com configuração em rampa, restrita as altas frequências (a partir de 2k Hz). O questionário utilizado foi o Satisfaction with Amplification in Daily Life - SADL, cuja aplicação foi realizada por meio de apresentação oral, em entrevistas individuais, pelo próprio pesquisador 30 dias após a adaptação dos AASIs.
    Resultados: Os resultados médios para as subescalas foram: global: 5,91; efeito positivo: 6,05; serviço e custo: 6,85; fatores negativos: 5,11; imagem: 5,7. Os resultados demonstram que os usuários de aparelhos com adaptação aberta apresentam maior nível de satisfação do que aquele encontrado na normatização estabelecida pelas autoras do instrumento utilizado em todas as categorias do questionário. Conclusão: Concluímos que os pacientes estavam consideravelmente satisfeitos com o uso dos aparelhos auditivos de adaptação aberta.
  • Editor: Academia Brasileira de Audiologia São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: abst. P-087.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.