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O nexo da forma. Oscar Niemeyer: da arte moderna ao debate contemporâneo

Borda, Luis Eduardo Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2003-08-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O nexo da forma. Oscar Niemeyer: da arte moderna ao debate contemporâneo
  • Autor: Borda, Luis Eduardo Dos Santos
  • Orientador: Chiarelli, Domingos Tadeu
  • Assuntos: -; -
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A tese investiga as relações da produção arquitetônica de Oscar Niemeyer (1936-2002) com a arte moderna. O estudo aponta determinada escultura moderna (Arp e Brancusi), o Cubismo Sintético e o Purismo enquanto as expressões a que mais se aproxima sua obra. Constata que a isso se acrescentam determinados princípios do Construtivismo. Procurando analisar a relação entre as formas e o espaço, constata que os volumes de Niemeyer revelam, especialmente na fase pós-Brasília, o mesmo caráter auto-referente e espacialmente autônomo da escultura a que se remetem. Enfocando o contexto brasileiro, a análise verifica que o traço sinuoso de seu desenho (\"curva livre e sensual\") - embora possa ser lido enquanto referência à paisagem e ao Barroco (signos de brasilidade) ou associado, ainda que de modo subliminar, à determinada imagem sobre a realidade social (Gilberto Freyre, Mário de Andrade) - consubstancia formas que mantém flagrante vínculo com aquelas vertentes da arte européia. O estudo conclui que - independentemente da relevância que adquirem para Niemeyer referências arquitetônicas como Le Corbusier ou Mies van der Rohe - tais vertentes artísticas constituem uma importante via para a compreensão de sua obra
  • DOI: 10.11606/T.27.2003.tde-30012024-160212
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2003-08-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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