skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Eu-supervisão: em cena uma ação buscando significado sentido

Morato, Henriette Tognetti Penha

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 1989-04-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Eu-supervisão: em cena uma ação buscando significado sentido
  • Autor: Morato, Henriette Tognetti Penha
  • Orientador: Schvartz, Melany
  • Assuntos: Aconselhamento Psicoterapêutico; Supervisão Clínica; Terapia Centrada No Cliente; Cliente Centered Therapy; Clinical Supervision; Psychotherapeutic Counseling
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho refere-se ao interesse de investigação de um supervisor do Serviço de Aconselhamento Psicológico do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com enfoque centrado na pessoa, para compreender o significado de seu trabalho com alunos do 5º ano do Curso de Psicologia. Partindo da experiência vivida na prática de supervisão, desenvolve-se como uma narrativa metafórica. Conduzindo-se sempre por essa referência direta, no decorrer da investigação outros planos vão se oferecendo à reflexão buscando criar compreensão. Através de reconstruções históricas da vida e obra de Carl Rogers, do desenvolvimento da Abordagem Centrada na Pessoa e do Serviço de Aconselhamento Psicológico do IPUSP, revelam-se as especificidades dos bastidores dessa prática clínica, num contexto acadêmico-científico. Através da história do percurso da investigação buscando métodos e objetivos para a presente pesquisa, revela-se a especificidade do cenário dessa prática clínica onde o terapeuta é seu próprio instrumento de trabalho. Através de uma composição criada a partir de relatos pessoais do supervisor, de depoimentos de seus alunos e de supervisões gravadas, o supervisor expressa sua maneira de trabalhar em supervisão. Finalmente, com essas especificidades que a referencia direta às experiências vividas foi revelando, o supervisor pesquisador encontra um significado sentido para o "Eu – Supervisão": um processo experiencial de aprendizagem significativa em supervisão com alunos do 5º ano.
  • DOI: 10.11606/T.47.1989.tde-16102006-190459
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 1989-04-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.