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Vale a pena vozear? Um estudo sobre a percepção de efetividade dos mecanismos de voz no setor bancário brasileiro

Kassem, Michele Ruzon

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2023-11-27

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  • Title:
    Vale a pena vozear? Um estudo sobre a percepção de efetividade dos mecanismos de voz no setor bancário brasileiro
  • Author: Kassem, Michele Ruzon
  • Supervisor: Amorim, Wilson Aparecido Costa de
  • Subjects: Economia De Mercado Hierárquico; Mecanismos De Voz; Relações De Emprego; Setor Bancário Brasileiro; Brazilian Banking Sector; Employment Relation; Hierarchical Market Economy; Voice Mechanisms
  • Notes: Tese (Doutorado)
  • Description: Esta tese tem por objetivo compreender a percepção de atores diversos sobre a efetividade de mecanismos de voz em uma economia de mercado hierárquica, adotando o paradigma construtivista e utilizando-se de metodologia qualitativa. A voz é a expressão de uma insatisfação, uma alternativa para mudar a situação, em vez de sair ou manter-se em silêncio. Ao longo da história das relações de emprego, observam-se muitas lutas, avanços e retrocessos na criação de mecanismos seguros e efetivos para o exercício de voz dos empregados, mas a literatura ainda aponta para a prevalência do silêncio nas organizações. Muitos estudos concentram-se na dimensão da segurança psicológica para compreender esse fenômeno. Todavia, explorando outra linha de pesquisa, esta tese focou o debate sobre a percepção de efetividade vale a pena utilizar os mecanismos disponíveis? Considerando um ambiente institucional específico, o setor bancário brasileiro, foi possível analisar e debater a efetividade dos mecanismos de voz disponíveis em uma economia de mercado hierárquico pela percepção de empregados, gestores e representantes sindicais de dois bancos públicos, de um banco multinacional e de um banco de origem brasileira com atuação diversificada. Tal setor apresenta especificidades em relação ao mercado de trabalho brasileiro, como o alto nível de qualificação dos empregados, o alto índice de sindicalização e as baixas taxas de rotatividade. No entanto, é possível observar nele os reflexos das relações hierárquicas do país. Notam-se um predomínio da concepção de voz como um exercício individual, em vez de coletivo, e um baixo envolvimento na construção de mecanismos de voz, muitas vezes percebido como uma responsabilidade exclusiva da alta administração de cada banco. As relações atomísticas aparecem no discurso dos empregados de bancos privados que se mostram preocupados com sua empregabilidade e são reforçadas pelo modelo de gestão dos bancos que individualizam a relação de emprego, adotando metas individuais e agindo como se o seu atingimento dependesse unicamente da competência do profissional. Nos bancos públicos, nos quais a estabilidade no emprego é tida como garantida, tal atomicidade é atenuada e percebe-se entre seus empregados e gestores uma compreensão distinta sobre a mobilização coletiva, entendendo-a como algo natural nas relações de emprego e um respaldo aos direitos dos empregados. Grande destaque é dado aos mecanismos individuais internos e, consequentemente, às políticas e práticas de gestão de pessoas, que orientam o comportamento dos gestores e devem explicitar o jeito de trabalhar estabelecido pelo banco. Todo esse debate consolida a relevância de pesquisar a percepção de efetividade dos mecanismos de voz, avançando além da preocupação com segurança psicológica. Influências individuais sempre existirão, com aqueles mais propícios a vozear e com outros que preferem mudar de emprego. Porém, quanto maior a diversidade dos mecanismos disponíveis e a percepção de sua efetividade, maior será também a oportunidade para que todos exerçam suas vozes.
  • DOI: 10.11606/T.12.2023.tde-12042024-170638
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Creation Date: 2023-11-27
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

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