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Disputas pelos sentidos e tensões entre controle e autonomia na produção curricular docente: a construção dialógica do currículo pelos professores da rede municipal de São Paulo

Marin, Andreia Cristina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2024-03-08

Acesso online

  • Título:
    Disputas pelos sentidos e tensões entre controle e autonomia na produção curricular docente: a construção dialógica do currículo pelos professores da rede municipal de São Paulo
  • Autor: Marin, Andreia Cristina
  • Orientador: Pietri, Emerson de
  • Assuntos: Currículo; Decolonialidade; Língua Portuguesa; Educação; Ensino; Portuguese Language; Education; Decoloniality; Curriculum; Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese de doutorado analisa o trabalho dos professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de São Paulo, com foco na produção dos documentos curriculares Direitos de Aprendizagem, Língua Portuguesa, em Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria, realizada entre 2014 e 2016. O estudo se propõe a observar as múltiplas vozes que se manifestam no discurso dos professores sobre o processo de escrita curricular, ancorados nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin, lançando luz sobre os fenômenos que constituem a comunicação discursiva em contextos de formação crítico-colaborativa. Ao analisar as diferentes perspectivas presentes nos enunciados dos professores, buscamos compreender como eles representam os elementos extraverbais que condicionam a construção do discurso, tais como o contexto social e cultural em que o documento curricular é produzido, como também as possibilidades de criação ou diminuição da expansão dialógica no processo de escrita e reescrita dos documentos curriculares, ou seja, processos de inclusão ou exclusão de diferentes vozes e perspectivas, considerando a influência dos discursos nas situações de negociação de significados. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando questionários aplicados aos professores que participaram do processo de escrita do documento curricular. A pesquisa identificou que os professores adotam diferentes posicionamentos em relação ao processo de escrita curricular, variando de um extremo de adesão a outro de resistência. A compreensão das estratégias utilizadas pelos professores para negociar significados e construir consensos é fundamental para compreender como esses posicionamentos são formados e como eles podem afetar a qualidade e a implementação dos documentos curriculares. A análise das representações dos professores sobre os elementos extraverbais da constituição do enunciado, como o contexto social e cultural em que o documento curricular é produzido, também é importante para compreender esses posicionamentos. Além disso, a identificação das possibilidades de criação ou diminuição da expansão dialógica no processo de escrita e reescrita dos documentos curriculares pode contribuir para a compreensão de como esses posicionamentos são formados. Nossa tese é a de que esse processo de escrita curricular possibilita expandir a pluralidade de vozes em diálogo e, assim, tencionar as forças centrípetas que constituem os processos institucionais de produção do currículo.
  • DOI: 10.11606/T.48.2024.tde-08052024-121055
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2024-03-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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