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Por uma arqueologia da infância: brincadeiras, jogos e aprendizagens nas praticas cotidianas das crianças nos séculos XIX e XX

Alves, Daniela Maria

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museu de Arqueologia e Etnologia 2024-02-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Por uma arqueologia da infância: brincadeiras, jogos e aprendizagens nas praticas cotidianas das crianças nos séculos XIX e XX
  • Autor: Alves, Daniela Maria
  • Orientador: Vasconcellos, Camilo de Mello
  • Assuntos: Crianças. Infâncias. Brincar. Modos De Aprendizagem. Análise De Coleções Arqueológicas Dos Séculos Xix E Xx; Children. Childhood. Play. Learning Modes. Analysis Of Archaeological Collections From The 19th And 20th Centuries
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Arqueologia
  • Descrição: Esta pesquisa respaldou-se em três pilares: cultura material associada às crianças proveniente de cinco coleções arqueológicas; documentos escritos e documentos iconográficos relativos às espacialidades e temporalidades do material arqueológico. Essas coleções referiram-se aos sítios Antigo Convento do Carmo, localizado no Rio de Janeiro, Praça das Artes, em São Paulo, Solar da Travessa Paraíso, em Porto Alegre, Praça Brigadeiro Sampaio, em Porto Alegre, e Sítio do Capão, em São Paulo, atravessando os séculos XIX e XX. Os objetivos centraram-se em caracterizar a cultura material associada às crianças; identificar as atividades das crianças; inferir sobre os grupos de crianças que utilizaram a cultura material; refletir sobre os modos de aprendizagem a partir do brincar e refletir sobre os relacionamentos que influenciaram as aprendizagens das crianças. Estabeleceu uma problemática a partir de duas questões: Como as crianças aprendiam pelo brincar? Como os relacionamentos influenciaram as aprendizagens das crianças? Além da concepção de aprendizagem definida ante a teoria da participação periférica legitimada, conceitos como criança, infância, cultura material associada às crianças, brinquedo e brincar respaldaram este trabalho. As análises geraram inferências sobre as diversas atividades das crianças, com ênfase nos brinquedos. Concluiu-se que as crianças aprendiam por meio das brincadeiras de imaginação e dos jogos de regras. Outros modos de aprendizagem, como a negociação e a cooperação, puderam ser inferidos a partir de memórias literárias, e que também evidenciaram perspectivas pessoais sobre as experiências infantis. Os relacionamentos mais próximos foram determinados como variáveis que influenciaram diretamente as aprendizagens das crianças. Considerou-se que as relações estabelecidas com os adultos e com os pares ora suportaram ora restringiram as aprendizagens infantis.
  • DOI: 10.11606/T.71.2024.tde-17052024-172221
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museu de Arqueologia e Etnologia
  • Data de criação/publicação: 2024-02-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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