skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Leituras de fragmentos relato de uma experiencia completa a partir de um acervo incompleto
Maria Christina de Souza Rizzi Cintra Ana Mae Tavares Bastos Barbosa 1936-
1990
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t700 Cintra e.2 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Leituras de fragmentos relato de uma experiencia completa a partir de um acervo incompleto
Autor:
Maria Christina de Souza Rizzi Cintra
Ana Mae Tavares Bastos Barbosa 1936-
Assuntos:
ARTES
;
EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este estudo
é
na verdade um exercício de crítica
sobre
a exposição LEITURA DE FRAGMENTOS realizada pela equipe técnica do Museu da Casa Brasileira da Secretaria de Estado de São Paulo,
no
ano de 1988. O nosso objetivo ao elaborar esse
trabalho
foi o de colaborar com os profissionais da área de educação em museus, partilhando a experiência do Museu da Casa Brasileira, registrando
e
refletindo passo a passo o processo da construção de conhecimento,
sobre
o museu
e
sua especificidade, efetivada pela equipe técnica do Museu, quando da necessidade de montar uma exposição utilizando objetos da própria coleção. O instrumento de crítica escolhido foi o "Image Watching" proposto pelo Prof. Dr. Robert William Ott da Penn State University, Estados Unidos. Esse sistema de crítica
é
composto por uma atividade de aquecimento ao ver
e
perceber chamado "Thought Watching", seguido de cinco categorias que devem ser cumpridas em sequência
e
respondidas em sua especificidade. A primeira categoria
é
a DESCREVENDO, que propõe que se observe o objeto que está sendo criticado. Ela pede uma relação, um inventário do fato analisado ou objeto que esta sendo apreciado. A segunda categoria é ANALISANDO, que ainda com objetividade pede que o apreciador perceba e expresse como foi construído, composto, realizado o objeto de sua análise INTERPRETANDO é a terceira categoria do sistema de crítica "Image Watching". É o momento das colocações pessoais; o que nos sugere o objeto de nossa crítica, a
idéias de John Dewey a respeito de EXPERIÊNCIA,do que seja realmente UMA experiência,encontradas
no
3º capítulo do seu livro "Arte como Experiência".Interpreto também tomando emprestada a série de litogravuras produzidas por Picasso em 1945, seu estudo
sobre
o TOURO. Na categoria FUNDAMENTANDO procurei ampliar, utilizando vários autores,os aspectos da experiência que foram descritos
e
analisados.Principalmente aexperiênciaRE-LEITURADE FRAGMENTOS, através da Metodologia Triangular do Ensino da Arte, resposta brasileira à proposta americana de ensino de arte conhecida como D.B.A.E. (Discipline Based Art Education) da equipe de pesquisadores do J.P. Getty Trust, nos anos 80. A categoria REVELANDO foi a execução desta dissertação,como resposta crítica, acadêmica a toda essa experiência. Esteestudo
sobre
a exposição "LEITURA DE FRAGMENTOS"
é
assumidamenteuma leitura desta experiência através de textos de vários autores. A própria exposição foi uma interpretação do acervo do Museu da Casa Brasileira a partir de três autores literários. Esta pesquisa é uma leitura crítica do processo da exposição a partir de vários autores teóricos. A esses autores o meu agradecimento por haverempensado, sistematizadoconhecimentos tão relevantes e significativoscom os quais eu pude aprender,compreender a experiência realizada e utilizar em um novo contexto. Como diz a sabedoria popular: "nesse mundo nada se cria, tudo se copia". Eu emendo: "tudo se RECRIA", um dos pilares da pós-modernidade
Data de criação/publicação:
1990
Formato:
181p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
9
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript