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Leituras de fragmentos relato de uma experiencia completa a partir de um acervo incompleto

Maria Christina de Souza Rizzi Cintra Ana Mae Tavares Bastos Barbosa 1936-

1990

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t700 Cintra e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Leituras de fragmentos relato de uma experiencia completa a partir de um acervo incompleto
  • Autor: Maria Christina de Souza Rizzi Cintra
  • Ana Mae Tavares Bastos Barbosa 1936-
  • Assuntos: ARTES; EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo é na verdade um exercício de crítica sobre a exposição LEITURA DE FRAGMENTOS realizada pela equipe técnica do Museu da Casa Brasileira da Secretaria de Estado de São Paulo, no ano de 1988. O nosso objetivo ao elaborar esse trabalho foi o de colaborar com os profissionais da área de educação em museus, partilhando a experiência do Museu da Casa Brasileira, registrando e refletindo passo a passo o processo da construção de conhecimento, sobre o museu e sua especificidade, efetivada pela equipe técnica do Museu, quando da necessidade de montar uma exposição utilizando objetos da própria coleção. O instrumento de crítica escolhido foi o "Image Watching" proposto pelo Prof. Dr. Robert William Ott da Penn State University, Estados Unidos. Esse sistema de crítica é composto por uma atividade de aquecimento ao ver e perceber chamado "Thought Watching", seguido de cinco categorias que devem ser cumpridas em sequência e respondidas em sua especificidade. A primeira categoria é a DESCREVENDO, que propõe que se observe o objeto que está sendo criticado. Ela pede uma relação, um inventário do fato analisado ou objeto que esta sendo apreciado. A segunda categoria é ANALISANDO, que ainda com objetividade pede que o apreciador perceba e expresse como foi construído, composto, realizado o objeto de sua análise INTERPRETANDO é a terceira categoria do sistema de crítica "Image Watching". É o momento das colocações pessoais; o que nos sugere o objeto de nossa crítica, a
    idéias de John Dewey a respeito de EXPERIÊNCIA,do que seja realmente UMA experiência,encontradas no 3º capítulo do seu livro "Arte como Experiência".Interpreto também tomando emprestada a série de litogravuras produzidas por Picasso em 1945, seu estudo sobre o TOURO. Na categoria FUNDAMENTANDO procurei ampliar, utilizando vários autores,os aspectos da experiência que foram descritos e analisados.Principalmente aexperiênciaRE-LEITURADE FRAGMENTOS, através da Metodologia Triangular do Ensino da Arte, resposta brasileira à proposta americana de ensino de arte conhecida como D.B.A.E. (Discipline Based Art Education) da equipe de pesquisadores do J.P. Getty Trust, nos anos 80. A categoria REVELANDO foi a execução desta dissertação,como resposta crítica, acadêmica a toda essa experiência. Esteestudo sobre a exposição "LEITURA DE FRAGMENTOS"é assumidamenteuma leitura desta experiência através de textos de vários autores. A própria exposição foi uma interpretação do acervo do Museu da Casa Brasileira a partir de três autores literários. Esta pesquisa é uma leitura crítica do processo da exposição a partir de vários autores teóricos. A esses autores o meu agradecimento por haverempensado, sistematizadoconhecimentos tão relevantes e significativoscom os quais eu pude aprender,compreender a experiência realizada e utilizar em um novo contexto. Como diz a sabedoria popular: "nesse mundo nada se cria, tudo se copia". Eu emendo: "tudo se RECRIA", um dos pilares da pós-modernidade
  • Data de criação/publicação: 1990
  • Formato: 181p.
  • Idioma: Português

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