skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Artes plásticas no Brasil colonial exigência parcial para obtenção do titulo de doutor
Dalton Pedro Sala Junior Celso Frederico 1947-
1996
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t709.81 S159a e.2 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Artes plásticas no Brasil colonial exigência parcial para obtenção do titulo de doutor
Autor:
Dalton Pedro Sala Junior
Celso Frederico 1947-
Assuntos:
ARTES -- BRASIL
;
ARTES -- BRASIL
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A história das artes plásticas no Brasil colonial só pode ser entendida como um campo teórico-conceitual, a ser tratado estrutural e intertextualmente. Uma leitura possivel (não exclusiva) deste campo mostra que a história das artes plásticas no Brasil colonial foi escrita por estudiosos brasileiros em função de uma identidade nacional. Essa identidade nacional é mestiça, torturada, imprevisivel, original e criativa. Ao mesmo tempo, integra-se perfeitamente, através de todas as outras culturas com as quais tem vinculos, na civilização católica ocidental. O barroco brasileiro é a expressão artistica e cultural dessa identidade nacional brasileira. O Aleijadinho é o gênio máximo do barroco brasileiro e, portanto, encarna perfeitamente esta identidade nacional. A identidade nacional forjou-se antes nas Minas Gerais, e de lá espalhou-se pelo Brasil. Ainda nas Minas coincidiram as primeiras aspirações de autonomia cultural e de autonomia politica. Identidade nacional brasileira e identidade cultural brasileira são praticamente identificadas pela maioria dos autores, no exercicio do texto. A identidade cultural brasileira, dentro do dominio da história da arte colonial brasileira, foi construida a partir de dois grandes centros de produção intelectual: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Serviço do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional
Data de criação/publicação:
1996
Formato:
332p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript