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Administração da qualidade e produtividade por macroprocessos organizacionais um estudo sistêmico de estratégia competitiva provendo valor ao cliente

Clovis Armando Alvarenga-Netto 1957- Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto 1939-

1998

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FD-2241 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Administração da qualidade e produtividade por macroprocessos organizacionais um estudo sistêmico de estratégia competitiva provendo valor ao cliente
  • Autor: Clovis Armando Alvarenga-Netto 1957-
  • Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto 1939-
  • Assuntos: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO; QUALIDADE DA PRODUÇÃO; ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; DESEMPENHO ORGANIZACIONAL; ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL; ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Como consequência da crescente competitividade global, as empresas têm procurado melhorar seu desempenho, o que tem se tornado uma questão de sobrevivência e de diferencial competitivo. Isto tem exigido uma reavaliação constante dos valores para os clientes, provocando obsolescência das formas tradicionais de organização e exigido a organização das operações de forma sistêmica e integrada. Neste panorama, como proposta de direcionamento estratégio, tático e operacional, destaca-se a administração da qualidade e produtividade por macroprocessos organizacionais (MAPO). Esta é estudada sob o prisma dos avanços da Tecnologia da Informação (TI), da disseminação da Filosofia da Qualidade (FQ) e das contribuições da Potencialização e Trabalho em Equipe (PTE), sob um enfoque sistêmico e considerando a cultura das organizações. Neste estudo, procurou-se identificar correntes da MAPO, bem como discutir a forma como as empresas estão absorvendo e praticando seus elementos em suas operações. Discutiu-se o projeto de reestruturação e a administração efetiva desta nova organização. Desenvolveu-se também pesquisa exploratória em casos reais de empresas praticando a MAPO, complementada com a análise de casos documentados pela literatura. O estudo permitiu destacar sobre a MAPO que: os resultados são significativos e alinhados com as estratégias competitivas, desde que haja comprometimento da alta administração; os resultados mais relevantes são os relacionados aos
    critérios de velocidade e integração interna; a característica mais freqüente é a identificação clara dos clientes externos e suas necessidades; característica das mais estabilizadas é o papel da gerência identificando os processos-chave e seus responsáveis. Emboras as ações apoiadas pela tecnologia da informação sejam bastante frequentes, a integração com o cliente via informática ainda não é prática amplamente implementada.
  • Data de criação/publicação: 1998
  • Formato: 160 p apêndice.
  • Idioma: Português

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