skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A obra escultórica de Galileo Emendabili uma contribuição para o meio artístico paulistano

Silvana Brunelli Zimmermann Annateresa Fabris 1947-

2000

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t730.98161 E53z e.2 )(Acessar)

  • Título:
    A obra escultórica de Galileo Emendabili uma contribuição para o meio artístico paulistano
  • Autor: Silvana Brunelli Zimmermann
  • Annateresa Fabris 1947-
  • Assuntos: Emendabili, Galileo 1898-1974; ESCULTURA -- SÉCULO 20 -- BRASIL; MONUMENTOS -- SÉCULO 20 -- BRASIL SÃO PAULO; ESCULTORES -- SÉCULO 20 -- BRASIL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O estudo dedicou-se a analisar a obra escultórica do italiano Galileo Emendabili. Presente no meio artístico paulistano durante 51 anos, erigiu nesta cidade os monumentos a Pereira Barreto, a Ramos de Azevedo e o Monumento e Mausoléu ao SoldadoConstitucionalista de 1932, e em Ribeirão Preto, O Granadeiro. Nos principais cemitérios da cidade é possível localizar seus monumentos fúnebres, que revelam alguns de seus momentos mais originais. Um dos focos da dissertação foi demonstrar adiferenciação operativa que Emendabili empreendeu quando da realização de uma encomenda monumental, regida por normas de um concurso, em relação àquelas feitas diretamente ao escultor, quando das obras fúnebres. Paralelamente, a partir dos seusmonumentos públicos, resgatou-se o modus operandi aplicado à construção dessas obras, revelando ser, entre nós, uma prática importada e usual do primeiro terço do século XX . Análises formais das obras emendabilianas, previamente selecionadas emfunção de sua representatividade dentro do conjunto, permitiram reconhecer, em sua produção inicial, suas raízes italianas, ora devedoras dos mestres da Renascença, a exemplo de Michelangelo e Donatello, ora dos escultores do início desseséculo, entre eles: Ermenegildo Luppi e Arturo Dazzi. Também nesse período, não se pode desconsiderar a presença do escultor sérvío Ivan Mestrovic. Na década de 30, foi-lhe determinante o contato com o pintor luquês Fulvio Pennacchi. A partirdessa amizade,
    verifica-se em sua produção uma nova orientação formal e estilística, que direciona-o ainda mais para a manutenção de um constante diálogo com a tradição italiana, porém modulando-o com as proposições novecentistas que estavamcircunscritas num momento particular e complexo da cultura européia, o "retorno à ordem". Concomitantemente, acentuava-se aquela que seria sua marca inconfundível, a relação harmoniosa entre a arquitetura e a escultura, por vezes em ) sintonia com as tendências artísticas praticadas durante o regime fascista. Estudar Emendabili é tirá-lo da marginalidade imerecida e contribuir para a compreensão do ambiente artístico paulistano das primeiras décadas do século
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 216 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.