skip to main content

Álbum de retratos George Moore, Oscar Wilde e William Butler Yeats no fim so século XIX - um momento cultural

Munira Hamud Mutran

2000

Available at FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T MUTRAN,M.H. 2000 )(GetIt)

  • Title:
    Álbum de retratos George Moore, Oscar Wilde e William Butler Yeats no fim so século XIX - um momento cultural
  • Author: Munira Hamud Mutran
  • Subjects: LITERATURA DE EXPRESSÃO INGLESA
  • Notes: Tese (Livre Docência)
  • Description: O presente trabalho tem o objetivo de definir alguns aspectos da cena cultural das duas últimas décadas do século XIX, por entender que são os mais relevantes no desenvolvimento da modernidade do início do século XX. Para isso foram examinados os documentos autobiográficos de George Moore (1852-1933), Oscar Wilde (1854-1900) e W. B. Yeats (1865-1939), irlandeses que viveram intensamente a efervescência de idéias do período finissecular, ora em Londres, ora em Paris ou Dublin. Discutidas as questões que mais os preocupam, revelou-se, sem dúvida, como central, o problema da representação da realidade nas artes e na literatura. Os jovens artistas, à procura de uma identidade literária, presenciaram a batalha que ocorria entre o Realismo, o Decadentismo, o Esteticismo e o Simbolismo. Cada capítulo é a descrição dos caminhos percorridos até que Moore, abandonando "as flores da decadência", se voltasse para o romance e Wilde e Yeats optassem pela imaginação e o símbolo, com resultados diferentes; para ambos, porém, a arte é um véu, não um espelho. No século XX, Joyce não viu a necessidade de escolher entre um e outro; fez a síntese, criando um realismo simbólico em "Dubliners" (1914) e de "A Portrait of the Artist as a Young Man" (1916)
  • Creation Date: 2000
  • Format: 269 p anexos.
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait

  • Searching for
  • inscope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
  • Show me what you have so far