skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
General Search
General Search
Physical Collection
Physical Collections
USP Intelectual Production
USP Production
Search For:
Clear Search Box
Search in:
General Search
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
General Search
Advanced Search
Browse Search
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A cor na Bauhaus teorias e metodologias didáticas e a inflência da doutrina de Goethe
Lilian Ried Miller Barros Elide Monzeglio
2001
Available at
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(CD 955 )
and other locations
(GetIt)
This feature requires javascript
Locations & Holds
Details
Reviews & Tags
Requests
More
Virtual Browse
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
A cor na Bauhaus teorias e metodologias didáticas e a inflência da doutrina de Goethe
Author:
Lilian Ried Miller Barros
Elide Monzeglio
Subjects:
Bauhaus
;
COMUNICAÇÃO VISUAL
Notes:
Dissertação (Mestrado)
Description:
A Bauhaus, escola de arte e design fundada na Alemanha em 1919, deixou um legado consistente no que diz respeito à educação artística em todo o mundo. Esta pesquisa concentra-se nas teorias da cor e nas etodologias didáticas desenvolvidas por quatro mestres da Bauhaus: Johannes Itten (1888- 1967), Paul Klee (1879-1940), Wassily Kandinsky (1866-1944) e Josef Albers (1888-1976), considerados aqui como os mais representativos. A qualidade dos seus ensinamentos teóricos, examinando os aspectos essenciais da experiência visual e da criatividade artística reflete os objetivos e ambições da escola: produzir o bom design e o projeto engajado, de forma a satisfazer as necessidades de uma sociedade moderna, baseada no espírito cooperativo de trabalho com a indústria, Klee e Kandinsky desenvolveram teorias da criação, analisando as funções básicas e as associações entre formas e cores, enquanto Itten e Albers concentraram-se em metodologias didáticas. A partir da análise das respostas subjetivas e objetivas dos estudantes, passando pelo reconhecimento das forças que governam a percepção visual das cores, esses mestres trilharam um novo caminho para o ensino das artes. Ao final dessa dissertação, nós demonstramos uma fonte comum de conhecimento na Bauhaus, considerando o estudo das cores: "A Doutrina das Cores" de Johannes W. von Goethe, escrita cerca de um século antes (1810). A teoria de Goethe ofereceu aos artistas do século XX uma nova abordagem no que diz
respeito ao uso e entendimento das cores. Desde Newton, a cor era considerada como uma disciplina da f[isica. As questões levantadas por Goethe ampliaram os domínios de estudo da cor, incluíndo campos como o da fisiologia e psicologia
Creation Date:
2001
Format:
224 p CD-ROM.
Language:
Portuguese
Links
This item in the Library Catalog
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
Previous
Result
5
Next
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript