skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Producción Intelectual USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Producción Intelectual USP
Búsqueda Avanzada
Búsqueda por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A cor na Bauhaus teorias e metodologias didáticas e a inflência da doutrina de Goethe
Lilian Ried Miller Barros Elide Monzeglio
2001
Disponible en
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(CD 955 )
y otras localizaciones
(Obténgalo)
This feature requires javascript
Localizaciones y Reservas
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Solicitaciones
Servicios adicionales
Navegación virtual
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A cor na Bauhaus teorias e metodologias didáticas e a inflência da doutrina de Goethe
Autor:
Lilian Ried Miller Barros
Elide Monzeglio
Materias:
Bauhaus
;
COMUNICAÇÃO VISUAL
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descripción:
A Bauhaus, escola de arte e design fundada na Alemanha em 1919, deixou um legado consistente no que diz respeito à educação artística em todo o mundo. Esta pesquisa concentra-se nas teorias da cor e nas etodologias didáticas desenvolvidas por quatro mestres da Bauhaus: Johannes Itten (1888- 1967), Paul Klee (1879-1940), Wassily Kandinsky (1866-1944) e Josef Albers (1888-1976), considerados aqui como os mais representativos. A qualidade dos seus ensinamentos teóricos, examinando os aspectos essenciais da experiência visual e da criatividade artística reflete os objetivos e ambições da escola: produzir o bom design e o projeto engajado, de forma a satisfazer as necessidades de uma sociedade moderna, baseada no espírito cooperativo de trabalho com a indústria, Klee e Kandinsky desenvolveram teorias da criação, analisando as funções básicas e as associações entre formas e cores, enquanto Itten e Albers concentraram-se em metodologias didáticas. A partir da análise das respostas subjetivas e objetivas dos estudantes, passando pelo reconhecimento das forças que governam a percepção visual das cores, esses mestres trilharam um novo caminho para o ensino das artes. Ao final dessa dissertação, nós demonstramos uma fonte comum de conhecimento na Bauhaus, considerando o estudo das cores: "A Doutrina das Cores" de Johannes W. von Goethe, escrita cerca de um século antes (1810). A teoria de Goethe ofereceu aos artistas do século XX uma nova abordagem no que diz
respeito ao uso e entendimento das cores. Desde Newton, a cor era considerada como uma disciplina da f[isica. As questões levantadas por Goethe ampliaram os domínios de estudo da cor, incluíndo campos como o da fisiologia e psicologia
Fecha de creación:
2001
Formato:
224 p CD-ROM.
Idioma:
Portugués
Enlaces
Este registro en el Catálogo
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Anterior
Resultado
7
Siguiente
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript