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Benefícios e entraves da inclusão escolar e social de crianças com dificuldades no processo de construção da linguagem

Maria Lúcia Gurgel da Costa Marieta Lúcia Machado Nicolau

2002

Localização: FE - Faculdade de Educação    (371.9 C837b )(Acessar)

  • Título:
    Benefícios e entraves da inclusão escolar e social de crianças com dificuldades no processo de construção da linguagem
  • Autor: Maria Lúcia Gurgel da Costa
  • Marieta Lúcia Machado Nicolau
  • Assuntos: LINGUAGEM E COGNIÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada no estudo de caso de três educandos com dificuldades no processo de construção de linguagem, acompanhados em terapia fonoaudiológica. Na tese são discutidos aspectos referentes ao processo terapêutico e escolar de cada um dos sujeitos do estudo, tendo como norte as reflexões relativas à inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo principal do trabalho é analisar os entraves e benefícios da inclusão escolar de crianças com dificuldades na linguagem. Como suporte teórico às discussões, é feita uma retrospectiva do percurso da Educação Especial, tomando como referências os estudos desenvolvidos por Mazzotta, partindo do princípio de que seu histórico está intrinsecamente ligado à forma como a sociedade lida com seus educandos com necessidades educacionais especiais. Questiona-se neste trabalho o quanto a escola acaba por funcionar como um espaço rico para a construção de linguagem e, paradoxalmente, de risco para a construção de estigmas sociais. Dentre as questões de linguagem discutidas destacam-se as dificuldades para construção da fala, processos de perda da fala, a questão dos rótulos e estigmas relativos à comunicação, papel do silêncio e das práticas linguageiras no espaço escolar. Os casos descritos foram acompanhados por um período de dois a três anos, quando se registraram os procedimentos fonoaudiológicos e os contatos escolares. Durante a análise dos casos apresentados, foram
    identificadas questões relativas aos temas acima destacados e, principalmente, buscou-se observar a interlocução entre escola e clínica fonoaudiológica na implantação de procedimentos comuns. A partir da análise dos casos, pode-se destacar dois aspectos principais: o primeiro refere-se a transdisciplinaridade e o segundo, à efetividade das propostas de uma educação inclusiva. Através deste trabalho, é possível verificar variações importantes, de escola ) para escola, no modo de abordagem e nos procedimentos em relação a esse educando. Não se pôde evidenciar uma sociedade pautada por valores voltados à inclusão social; da mesma forma, a inclusão escolar ainda não é, de fato, uma realidade. O estudo empírico dos três casos traz consigo a clareza de que a inclusão só se fará, de maneira efetiva, quando forem revistos valores e condutas que se relacionem a: ações sociais, metas de governo, visão de educando, adaptações escolares, abertura profissional à transdisciplinaridade, acesso a recursos educacionais, formação de professores e questões epistemológicas da educação
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 335 p.
  • Idioma: Português

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