skip to main content

Biblioteca no ensino e aprendizagem da língua inglesa

Claudio Marcondes de Castro Filho Waldomiro Vergueiro

2003

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t025.1 C355b e.2 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Biblioteca no ensino e aprendizagem da língua inglesa
  • Autor: Claudio Marcondes de Castro Filho
  • Waldomiro Vergueiro
  • Assuntos: SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO; LÍNGUA INGLESA (ESTUDO E ENSINO); AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS; BIBLIOTECA ESCOLAR
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação busca levantar, descrever e identificar, sob o ponto de vista dos clientes, o papel dos serviços e produtos de informação nas bibliotecas de escolas de língua inglesa no contexto ensino e aprendizagem, como também verificar a qualidade do acervo e atendimento aos clientes, de uma biblioteca de um centro binacional Brasil/Estado Unidos. Com este objetivo realizou-se um estudo nas áreas de biblioteca escolar, onde se compara os objetivos e parâmetros que devem ser seguidos conforme a UNESCO, produtos e serviços informacionais, história da língua inglesa, a influência da cultura americana, fatos culturais e políticos no Brasil e EUA, o sistema educacional, o ingresso das escolas de línguas inglesa no Brasil, como também, diagnosticou-se o perfil das bibliotecas dos centros binacionais em relação ao processamento técnico, recursos tecnológicos, seleção e aquisição de materiais, ações culturais e perfil dos clientes, de que serviu de suporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa. Posteriormente realizou-se uma coleta de dados a partir de 170 questionários distribuídos dias e horas alternados aos clientes junto a biblioteca Patricia Bildner do centro binacional Associação Alumni, como também algumas entrevistas, com funcionários que identificaram a qualidade e atendimento dos funcionários, empréstimos e consultas de materiais, a existência da consonância do acervo em relação aos produtos, a interação da biblioteca com os clientes
    internos e externos. Constatou-se que a biblioteca adquire subsídios para o ensino e aprendizagem da língua inglesa, como também de adotar as sugestões apresentadas na pesquisa
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 143 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.