skip to main content

Acústica musical antecedentes e nascimento de uma ciência - a 1ª metade do século XX

Samuel de Andrade Barros Fernando Iazzetta

2003

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t781.23 B277a e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Acústica musical antecedentes e nascimento de uma ciência - a 1ª metade do século XX
  • Autor: Samuel de Andrade Barros
  • Fernando Iazzetta
  • Assuntos: ACÚSTICA MUSICAL; MÚSICA; ARQUITETURA; SOM (TEATRO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho de pesquisa para mestrado, motivado pela necessidade de um aprofundamento no campo do conhecimento da acústica livre de salas de concerto, notadamente para a música, foca atenção à primeira metade do século XX, quando o objeto físico desperta interesse científico quanto aos seus efeitos auriculares. Leo Beranek, um dos "acústicos" de seu tempo, também músico de orquestra, colabora com inestimável riqueza para a literatura acústica, com uma obra dentre as suas produções que se torna referência para outros acústicos contemporâneos e sucedâneos intitulada "Music, Acoustics & Architecture" publicada em 1962, trabalho que sintetiza o pensamento e as investigações realizadas na primeira metade do século XX. A eleição desta obra de Beranek, foco deste trabalho de dissertação, é motivada por apresentar notável qualidade didática, de onde, também oferece ricas ilustrações aqui expostas. Achar-se-á nas páginas deste trabalho: Levantamento histórico da evolução do espaço construído e destinado a apresentações públicas de diversos interesses, notadamente musical, até encontrar-se com a necessidade de produzi-lo de acordo com as mais recentes descobertas do comportamento do som deslocado no interior da uma sala de concertos, no limiar do século XIX. Registro do levantamento produzido pelo próprio processo de pesquisa, do pensamento teórico-físico, da primeira metade do século XX, de conhecimento acadêmico, em que se baseiam as investigações realizadas e a
    realizar. Considerações sobre a resultante das proposições feitas por Beranek acerca dos dezoito atributos subjetivos para uma sala de concertos, acusticamente livre - acústica que considera a propagação do som sem ajuda de qualquer processo eletromecânico, por exemplo -, na qual se executa música de todos os gêneros
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 105 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.