skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Acústica musical antecedentes e nascimento de uma ciência - a 1ª metade do século XX
Samuel de Andrade Barros Fernando Iazzetta
2003
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t781.23 B277a e.2 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Acústica musical antecedentes e nascimento de uma ciência - a 1ª metade do século XX
Autor:
Samuel de Andrade Barros
Fernando Iazzetta
Assuntos:
ACÚSTICA MUSICAL
;
MÚSICA
;
ARQUITETURA
;
SOM (TEATRO)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este trabalho de pesquisa para mestrado, motivado pela necessidade de um aprofundamento no campo do conhecimento da acústica livre de salas de concerto, notadamente para a música, foca atenção à primeira metade do século XX, quando o objeto físico desperta interesse científico quanto aos seus efeitos auriculares. Leo Beranek, um dos "acústicos" de seu tempo, também músico de orquestra, colabora com inestimável riqueza para a literatura acústica, com uma obra dentre as suas produções que se torna referência para outros acústicos contemporâneos e sucedâneos intitulada "Music, Acoustics & Architecture" publicada em 1962, trabalho que sintetiza o pensamento e as investigações realizadas na primeira metade do século XX. A eleição desta obra de Beranek, foco deste trabalho de dissertação, é motivada por apresentar notável qualidade didática, de onde, também oferece ricas ilustrações aqui expostas. Achar-se-á nas páginas deste trabalho: Levantamento histórico da evolução do espaço construído e destinado a apresentações públicas de diversos interesses, notadamente musical, até encontrar-se com a necessidade de produzi-lo de acordo com as mais recentes descobertas do comportamento do som deslocado no interior da uma sala de concertos, no limiar do século XIX. Registro do levantamento produzido pelo próprio processo de pesquisa, do pensamento teórico-físico, da primeira metade do século XX, de conhecimento acadêmico, em que se baseiam as investigações realizadas e a
realizar. Considerações sobre a resultante das proposições feitas por Beranek acerca dos dezoito atributos subjetivos para uma sala de concertos, acusticamente livre - acústica que considera a propagação do som sem ajuda de qualquer processo eletromecânico, por exemplo -, na qual se executa música de todos os gêneros
Data de criação/publicação:
2003
Formato:
105 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
3
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript