skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A construção do lugar do leitor no universo escolar

Luciana Henn Siqueira Castro-Rocha Julio Groppa Aquino

2004

Localização: FE - Faculdade de Educação    (372.4 C355c )(Acessar)

  • Título:
    A construção do lugar do leitor no universo escolar
  • Autor: Luciana Henn Siqueira Castro-Rocha
  • Julio Groppa Aquino
  • Assuntos: LEITURA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO FUNDAMENTAL; ENSINO MÉDIO; PRÁTICA DE ENSINO; ANÁLISE DO DISCURSO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é perscrutar a construção do lugar leitor no universo escolar por meio da análise dos discursos de professores e alunos a respeito da leitura. A reflexão levada a cabo norteou-se pelas seguintes questões: de qual maneira o discurso sobre essa prática institui-se nas coordenadas escolares? Quais significados de leitura e de leitor constituem-se nos pelos discursos dos professores e alunos? A fim de se aprofundar o tema, focaliza-se inicialmente a emergência do leitor na Literatura. Esse aspecto norteou, sob um determinado viés, a concepção sobre leitor e leitura que se produziu teoricamente, principalmente no século XX, a partir da Teoria Literária, da Lingüística e da própria História da Leitura. Como procedimento metodológico, foram eleitos dois pilares mestres: a Análise de Discurso e a Psicologia Institucional. Foi então analisado o material discursivo oriundo de 12 entrevistas (seis em escola pública, seis em escola privada) realizadas com um professor e um aluno de cada série inicial dos ciclos de Ensino Fundamental I - primeira série; Ensino Fundamental 11 - quinta série; e da última série do Ensino Médio - terceiro ano. Considerando a esfera institucional das práticas escolares de leitura, organizaram-se categorias temáticas que possibilitaram a análise dos depoimentos. Essa categorização tomou como base três temas associados à arquitetura que, por analogia, descrevem algumas dimensões daquelas práticas: o arquiteto, o morador
    e a casa. Dessa visada sobre os dados, pode-se notar que a construção do lugar leitor no universo escolar edifica-se a partir de tensões, as quais constituem uma espécie de paradoxo instituinte desse lugar. O lugar leitor encontra-se fortemente edificado, mas sempre incompleto. Ele nunca parece resultar pleno; antes se apresenta como ocasião de descontinuidade, instabilidade e, portanto, (re )construção permanente
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 191 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.