skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Desenho universal métodos e tecnicas de ensino na graduação de arquitetos e urbanistas
Silvana Serafino Cambiaghi Sheila Walbe Ornstein 1954-
2004
Localização:
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(720.42 C142d )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Desenho universal métodos e tecnicas de ensino na graduação de arquitetos e urbanistas
Autor:
Silvana Serafino Cambiaghi
Sheila Walbe Ornstein 1954-
Assuntos:
DESENHO UNIVERSAL
;
ARQUITETURA
(ESTUDO E ENSINO)
;
PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO (ESTUDO E ENSINO)
;
ARQUITETURA
PARA DEFICIENTES
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Esta dissertação faz uma análise dos métodos e das técnicas utilizados em universidades e em cursos livres no
Brasil
e no exterior à propósito do ensino do desenho universal para introduzi-los de forma adequada nos cursos de graduação de
arquitetura
e urbanismo. Como introdução ao tema, é apresentado o histórico da inclusão versus exclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzidas e seus reflexos na sociedade visando uma mudança de paradigmas e gerando estudos de uma
arquitetura
mais inclusiva. A seguir são apresentados os conceitos de desenho universal e sua importância naquele ensino de graduação. Para demonstrar como isto vem ocorrendo, são apresentados exemplos de sua abordagem no ensino no exterior e posteriormente o histórico de como vem se desenvolvendo no
Brasil
. Os capítulos subseqüentes tratam do ensino do desenho universal desde a sensibilização ao tema, utilização de procedimentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) em projetos de edificações, estratégias de ensino em projetos urbanos e avaliação e aplicação ao patrimônio cultural tombado, tendo como estudo de caso o edifício da Vila Penteado, São Paulo. Para avaliar a situação atual e a pretendida do ensino do desenho universal nos cursos de graduação de arquitetura e urbanismo são apresentados os diagnósticos elaborados a partir de entrevistas realizadas com vários especialistas envolvidos nas áreas de pesquisa, docência e atividades profissionais relacionadas ao desenho universal.
Como resultados desta pesquisa são fornecidos subsídios programáticos não só para a inserção do tema em cursos de graduação em
arquitetura
e urbanismo, mas também para oferecer suporte pedagógico ao ensino vigente
Data de criação/publicação:
2004
Formato:
291 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
5
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript