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Participação na definição de uma política educacional mecanismo de controle público sobre as ações do governo

Valdelaine da Rosa Mendes Vitor Henrique Paro 1945-

2005

Localização: FE - Faculdade de Educação    (379.5 M538p )(Acessar)

  • Título:
    Participação na definição de uma política educacional mecanismo de controle público sobre as ações do governo
  • Autor: Valdelaine da Rosa Mendes
  • Vitor Henrique Paro 1945-
  • Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL -- RIO GRANDE DO SUL; RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA -- RIO GRANDE DO SUL; ENSINO PÚBLICO -- RIO GRANDE DO SUL; DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO -- RIO GRANDE DO SUL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho teve como objetivo fazer a análise da participação da sociedade em uma política pública cuja finalidade era a definição de princípios e diretrizes da educação para a rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Sul. Essa política setorial inscrevia-se num projeto político mais amplo, que intentava pôr em prática uma nova forma de conceber as relações entre o Estado e o cidadão na gestão pública e pretendia ter, na "democracia participativa", o elemento definidor da formulação e implantação de políticas públicas. O interesse em realizar esta pesquisa prende-se ao entendimento de que, a partir da percepção crítica da situação injusta que condiciona sua existência, o cidadão passa a ter subsídios para reivindicar condições de vida mais justas e igualitárias. Assim, a partir do momento em que são criadas as condições de participação do cidadão na esfera política - condições essas que extrapolem o ato de votar em dia de eleição -, pressupõe-se uma maior compreensão da situação econômica e social a ) que se está submetido. Tal entendimento pressupõe também uma ação diferenciada diante de sua realidade social, mais crítica e menos submissa. A metodologia adotada fundamentou-se na abordagem qualitativa, por meio da qual os passos do trabalho foram sendo construídos junto aos sujeitos participantes do estudo à medida que os dados eram levantados e novas questões e indagações iam surgindo. A pesquisa foi desenvolvida em dez escolas da
    rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Foram também coletados dados junto aos órgãos da Secretaria de Educação. A partir dos dados levantados durante a investigação pode-se inferir que, mesmo com a criação de alguns canais que possibilitem às pessoas decidir sobre algumas questões e desenvolver alguma noção de controle público sobre o governo, essa adesão estará condicionada a uma série de fatores de ordem social, econômica, política e cultural. Dessa forma, a proposição de uma política participativa precisa, ao mesmo tempo, considerar esses fatores ) e desenvolver estratégias que assegurem a adesão a um processo dessa natureza, isto é, por serem processos cuja voluntariedade da participação constitui um princípio fundamental, o envolvimento das pessoas pressupõe o convencimento do significado que a intervenção de cada um pode ter na vida de todos
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 291 p.
  • Idioma: Português

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