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Determinação da configuração de linhas de ancoragem sujeitas a cargas concentradas, perfil de correnteza e em relevo irregular

Rodrigo Loureiro Prado Alvarez Marcelo Ramos Martins 1971-

Produção em Iniciação Científica da Escola Politécnica da USP, PIC-EPUSP São Paulo n.2, 2003

São Paulo 2003

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  • Título:
    Determinação da configuração de linhas de ancoragem sujeitas a cargas concentradas, perfil de correnteza e em relevo irregular
  • Autor: Rodrigo Loureiro Prado Alvarez
  • Marcelo Ramos Martins 1971-
  • Assuntos: AMARRAÇÃO; CABOS DE AMARRAÇÃO; CONFIGURAÇÕES GEOMÉTRICAS; ANCORAGEM; BATÍMETRO
  • É parte de: Produção em Iniciação Científica da Escola Politécnica da USP, PIC-EPUSP São Paulo n.2, 2003
  • Notas: Disponível em http://www.poli.usp.br/PesquisaPoli/Publicacoescpq/ProducaoIC2003/
  • Descrição: A produção de petróleo em águas profundas requer um conhecimento prévio a respeito do comportamento de unidades flutuantes ancoradas. Quando submetidas a condições ambientais adversas, programas de simulação numérica tornam-se ferramentas fundamentais para seu estudo. Neste trabalho será apresentado um modelo validado para cálculo da configuração estática da catenária, não rígida à flexão e submetida a seu próprio peso e a perfis de corrente na direção do plano da linha. Há também a consideração da batimetria do solo ou de um plano inclinado que o represente, onde a linha poderá ficar apoiada (configuração convencional) ou ficar suspensa (configuração "taut-leg"). Todos os procedimentos desenvolvidos estão implementados no programa CATENA e os resultados obtidos, assim como a comparação com diferentes programas, os quais utilizam outros métodos de cálculo da configuração da catenária, são apresentados neste trabalho. No CATENA é possível obter a configuração de uma linha a partir dos parâmetros geométricos ou mecânicos, que podem ser forças horizontal, vertical ou tração (na âncora ou no "fairlead"), raio de ancoragem (distância horizontal entre a âncora e o "fairlead"), o ângulo entre a força de tração e a horizontal no "fairlead" ou na âncora ou o comprimento suspenso ou apoiado. Os valores obtidos pelo programa são estas características e a configuração final da linha. Este programa é uma ferramenta muito valiosa na engenharia naval devido a suas
    características particulares que serão apresentadas e a seus resultados obtidos em relação a outros métodos.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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