skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O currículo
de
matemática no ensino médio e as prescrições da LDB 9394/96
José Carlos Oliveira Costa Vinício
de
Macedo Santos
2006
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.3(81) C837c )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O currículo
de
matemática no ensino médio e as prescrições da LDB 9394/96
Autor:
José Carlos Oliveira Costa
Vinício
de
Macedo Santos
Assuntos:
MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO)
;
CURRÍCULO
DE
ENSINO MÉDIO
;
REFORMA DO ENSINO -- 1990-1999
;
ENSINO MÉDIO (HISTÓRIA) -- BRASIL
;
POLÍTICA EDUCACIONAL -- BRASIL
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a natureza do ensino médio, e sobre a formação matemática necessária ao aluno desse nível
de
ensino tendo como referência para análise o resultado
de
estudos realizados no campo da educação e educação matemática, e o conteúdo
de
documentos elaborados por organismos oficiais da educação brasileira. A definição deste estudo decorre dos seguintes fatores: a) O Ensino Médio no Brasil tem sua "identidade" marcada pelas dificuldades típicas
de
um nível
de
ensino, que por ser intermediário precisa dar respostas à ambigüidade gerada pela necessidade
de
ser, ao mesmo tempo, propedêutico e terminal. , b) a existência
de
poucos trabalhos voltados para o currículo
de
matemática no ensino médio; c) crescimento acentuado do acesso da população a esse nível
de
ensino nos últimos anos; e d) as recentes alterações na ) legislação educacional brasileira em decorrência da promulgação da LDBEN 9394/96 e as motivações governamentais e da sociedade civil. As mudanças do Ensino Médio na legislação acarretaram para o currículo de matemática um rol de problemas detectados tanto na proposição como na implementação, tais como: excesso de conteúdos, indefinição de um projeto e conceitos chaves, não consideração das realidades e necessidades regionais. Além disso, constata que a superação da dualidade mencionada não é uma decisão meramente pedagógica, mas política. A análise documental empreendida neste estudo constitui-se abordagem técnica para
a obtenção
de
dados qualitativos relativos à formulação e cumprimento
de
políticas educacionais vigentes. Entre as principais conclusões deste estudo verifica-se que as prescrições presentes na legislação mais ) recente contribuem para manter e perpetuar a crise
de
identidade do Ensino Médio no Brasil
Data de criação/publicação:
2006
Formato:
161 p anexos (23 p.).
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
10
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript