skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Etnomatemática e formação de professores indígenas um encontro necessário em meio ao diálogo intercultural

José Pedro Machado Ribeiro Ubiratan D'Ambrósio

2006

Localização: FE - Faculdade de Educação    (371.97(81) R484e )(Acessar)

  • Título:
    Etnomatemática e formação de professores indígenas um encontro necessário em meio ao diálogo intercultural
  • Autor: José Pedro Machado Ribeiro
  • Ubiratan D'Ambrósio
  • Assuntos: EDUCAÇÃO INDÍGENA; MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DE ENSINO; CULTURA INDÍGENA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho visa realizar reflexões sobre a dinâmica dos encontros interculturais à luz da perspectiva etnomatemática em contextos indígenas. A "escolha", tomada como propósito central da pesquisa, consiste em refletir sobre o encontro entre a etnomatemática e a dinâmica intercultural como um caminho para o diálogo na diferença. Os encontros interétnicos e interculturais, que são evidentes no contexto brasileiro, remetem à formação de professores indígenas como uma condição que substancia uma discussão mais profunda a respeito das relações entre indivíduos e culturas distintas. A etnomatemática, à luz das distintas "lentes culturais" e assentada como uma via salutar dos saberes/fazeres das várias culturas, propicia uma postura aberta para que escola e professor interajam, não somente sob os olhares comuns ao contexto cultural do qual participam, mas também sob a consciência do Outro, em prol de um mundo melhor para todos. Para tanto, cabe articular conhecimentos culturais específicos, os quais estão sujeitos a uma realidade na qual os indivíduos se equilibram a caminho de seu estabelecimento como um ser, para a construção de uma ética da diversidade sustentada pelo diálogo intercultural
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 192 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.