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Gênero e trajetórias escolares no ensino fundamental um olhar sobre os critérios de avaliação das professoras

Marília Pinto de Carvalho

2007

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 372 C331g )(Acessar)

  • Título:
    Gênero e trajetórias escolares no ensino fundamental um olhar sobre os critérios de avaliação das professoras
  • Autor: Marília Pinto de Carvalho
  • Assuntos: ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO DO PROFESSOR; RELAÇÕES DE GÊNERO; FRACASSO ESCOLAR; RENDIMENTO ESCOLAR; AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Notas Locais: Acervo
  • Descrição: Este texto apresenta a síntese de pesquisas desenvolvidas desde 1999, com o objetivo de investigar, no cotidiano, como se produzem trajetórias escolares de fracasso com maior freqüência entre crianças do sexo masculino, conforme indicam as estatísticas nacionais. Estes dados, embora muitas vezes precários no que se refere à desagregação por sexo, não deixam dúvidas quanto à diferença de desempenho escolar entre meninos e meninas em todo o ensino fundamental e médio, que já era evidente no final da década de 1990 e acentuou-se nos últimos anos. Múltiplas dimensões da vida escolar e da infância articulam-se na produção dessas diferenças, e dentre elas este estudo, baseado em pesquisas qualitativas, tem como foco as opiniões das professoras das séries iniciais sobre as relações de gênero (articuladas às de classe e raça) e seus critérios de avaliação de alunos e alunas. Enfatizam-se os resultados da última etapa do trabalho, cujas questões e hipóteses resultaram da trajetória de pesquisa anterior: a definição de objetivos pedagógicos claros e a conseqüente adoção de critérios de avaliação de aprendizagem bem delimitados poderiam minimizar os desequilíbrios sócio-econômicos, de sexo e de raça evidenciados no interior do grupo de alunos indicados pelas professoras como portadores de dificuldades de aprendizagem? Os resultados indicam que avaliações focadas estritamente sobre objetivos de aprendizagem tendem a equalizar a avaliação de desempenho escolar
    entre os sexos, mas também pode-se afirmar que continuam sendo necessárias, no âmbito da escola, discussões sobre as relações de gênero, classe e raça, as masculinidades e feminilidades racializadas que ali são construídas e reforçadas, tanto para alterar as trajetórias escolares interrompidas e mal sucedidas de um número significativo de meninos, quanto para que a escola possa contribuir no combate às desigualdades dentro e fora de seus muros
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: 88 p. anexos.
  • Idioma: Português

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