skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Artigos
Audiovisual
Imagens
Livros
Patentes
Produções acadêmicas
Produções técnicas
Revistas
Idioma:
criteria input
Qualquer idioma
Espanhol
Inglês
Português
Data de publicação:
criteria input
Qualquer ano
Último ano
Últimos 2 anos
Últimos 5 anos
Últimos 10 anos
Últimos 20 anos
Data inicial:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Data final:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Acervo Físico
Busca Simples
This feature requires javascript
Gênero e trajetórias escolares no ensino fundamental um olhar sobre os critérios de avaliação das professoras
Marília Pinto de Carvalho
2007
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(T 372 C331g )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Gênero e trajetórias escolares no ensino fundamental um olhar sobre os critérios de avaliação das professoras
Autor:
Marília Pinto de Carvalho
Assuntos:
ENSINO FUNDAMENTAL
;
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
;
RELAÇÕES DE GÊNERO
;
FRACASSO ESCOLAR
;
RENDIMENTO ESCOLAR
;
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Notas:
Tese (Livre Docência)
Notas Locais:
Acervo
Descrição:
Este texto apresenta a síntese de pesquisas desenvolvidas desde 1999, com o objetivo de investigar, no cotidiano, como se produzem trajetórias escolares de fracasso com maior freqüência entre crianças do sexo masculino, conforme indicam as estatísticas nacionais. Estes dados, embora muitas vezes precários no que se refere à desagregação por sexo, não deixam dúvidas quanto à diferença de desempenho escolar entre meninos e meninas em todo o ensino fundamental e médio, que já era evidente no final da década de 1990 e acentuou-se nos últimos anos. Múltiplas dimensões da vida escolar e da infância articulam-se na produção dessas diferenças, e dentre elas este estudo, baseado em pesquisas qualitativas, tem como foco as opiniões das professoras das séries iniciais sobre as relações de gênero (articuladas às de classe e raça) e seus critérios de avaliação de alunos e alunas. Enfatizam-se os resultados da última etapa do trabalho, cujas questões e hipóteses resultaram da trajetória de pesquisa anterior: a definição de objetivos pedagógicos claros e a conseqüente adoção de critérios de avaliação de aprendizagem bem delimitados poderiam minimizar os desequilíbrios sócio-econômicos, de sexo e de raça evidenciados no interior do grupo de alunos indicados pelas professoras como portadores de dificuldades de aprendizagem? Os resultados indicam que avaliações focadas estritamente sobre objetivos de aprendizagem tendem a equalizar a avaliação de desempenho escolar
entre os sexos, mas também pode-se afirmar que continuam sendo necessárias, no âmbito da escola, discussões sobre as relações de gênero, classe e raça, as masculinidades e feminilidades racializadas que ali são construídas e reforçadas, tanto para alterar as trajetórias escolares interrompidas e mal sucedidas de um número significativo de meninos, quanto para que a escola possa contribuir no combate às desigualdades dentro e fora de seus muros
Data de criação/publicação:
2007
Formato:
88 p. anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
4
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript