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A profissionalização do supervisor de ensino da rede pública estadual paulista interfaces com os fazeres escolares

Alexandre de Paula Franco Maria Isabel de Almeida

2006

Localização: FE - Faculdade de Educação    (379.39(81.61) F825p )(Acessar)

  • Título:
    A profissionalização do supervisor de ensino da rede pública estadual paulista interfaces com os fazeres escolares
  • Autor: Alexandre de Paula Franco
  • Maria Isabel de Almeida
  • Assuntos: SUPERVISÃO ESCOLAR; FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR; ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; PRÁTICA DE ENSINO; SUPERVISORES ESCOLARES
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa inscreve-se no âmbito dos estudos de caso, e a partir de uma abordagem qualitativa, dedica-se a investigação do processo contemporâneo de profissionalização do Supervisor de Ensino na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. Para tanto, é desenvolvida levando-se em conta a história da construção da Supervisão de sistema na rede paulista e, dialogando com as representações que os supervisores vem tendo para os demais profissionais da escola. Seu objetivo é investigar a pertinência e as implicações da relação da Supervisão de Ensino com os profissionais da escola, em especial aqueles vinculados ao trabalho pedagógico; como um dos elementos possíveis de profissionalização e (re)significação da própria atividade dos Supervisores de Ensino, enquanto função de sistema e Estado. Esta pesquisa foi realizada a partir de percepções de como se pode desenvolver outro modo de Supervisão de Ensino, algo que temos insistido em nosso setor de trabalho. Nos referimos a uma Supervisão de Ensino que tenha vínculos de trabalho estreitados com a escola e que tenha o desenvolvimento pedagógico e do projeto da escola como foco. Nesta pesquisa a discussão teórica delineia a concepção defendida e os dados coletados corroboram e fundamentam a viabilidade de uma outra Supervisão possível. A pesquisa apresenta dados que indicam as implicações do envolvimento do trabalho do Supervisor de Ensino nos processos e iniciativas de formação contínua de professores (principalmente),
    a partir da concepção da formação em serviço centrada na escola, como forma de construção, valorização e reconhecimento dos saberes produzidos na escola, fortalecimento das equipes escolares locais, e na relação mediada pela Supervisão com as instâncias de sistema )Concomitantemente, realizamos uma investigação das concepções que têm constituído a identidade dos Supervisores de Ensino, assim como as condições materiais, e reais com as quais precisam lidar para a realização do trabalho desejávél, ainda aparentemente distante em virtude de inúmeros aspectos que contribuem para um perverso processo de expropriação do exercício profissional - a desprofissionalização
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 214 p. anexos.
  • Idioma: Português

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