skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Condicionamentos jurídicos a implementação de políticas públicas relações institucionais, políticas de concorrência e política regulatória
Denis Alves Guimarães Hermes Marcelo Huck
2008
Localização:
FD - Fac. Direito
(P12-20-32 DBC )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Condicionamentos jurídicos a implementação de políticas públicas relações institucionais, políticas de concorrência e política regulatória
Autor:
Denis Alves Guimarães
Hermes Marcelo Huck
Assuntos:
POLÍTICAS PÚBLICAS
;
POLÍTICA ECONÔMICA
;
AGÊNCIAS REGULADORAS
;
DIREITO ECONÔMICO
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Esta tese consiste em uma contraposição entre as opções políticas incorporadas pelo direito positivo (os chamados condicionamentos jurídicos) e as lições da ciência econômica no que se refere ao processo de implementação de políticas públicas. O direito não pode prescindir da economia no momento da formulação das políticas públicas, fase do processo que nem sempre ocorre, diferentemente da fase de decisão política, que inclusive determina a ocorrência da fase de implementação. Referida incorporação de opções políticas ao direito positivo pode ocorrer nos níveis constitucional, legal e administrativo. O Poder Constituinte originário (a despeito da posição das normas constitucionais na hierarquia normativa) geralmente não exerce papel decisivo para a implementação de políticas públicas; o Legislativo (cujas disposições legais ocupam posição intermediária na hierarquia normativa) geralmente exerce influência significativa, mas não decisiva e; o Executivo (cujos atos administrativos são os instrumentos jurídicos mais frágeis da hierarquia normativa) geralmente tem importância decisiva. Entretanto, este último Poder (governo) deve considerar as opções políticas positivadas pelo legislador. Isto porque estas vinculam os estudiosos das ciências sociais aplicadas (direito e economia) a buscar sua concretização ou, no caso da ocorrência de opções políticas conflitantes (conflitos legislativos de política pública), ao menos vinculam-os a considerar as
diferentes opções envolvidas. O Executivo também deve considerar as opções políticas positivadas pelo fato de que o Poder Judiciário pode interferir na implementação de políticas públicas, exercendo sua função institucional de interpretar a Constituição e as leis.Esta atuação legítima do Judiciário não se confunde com a assunção de uma postura próativa no campo da implementação das referidas políticas, em que haveria deturpação de sua legitimidade para interferir na implementação em caso de violação do ordenamento jurídico, bem como uma invasão sobre a legitimidade do Legislativo e do Executivo. Esta postura pró-ativa tem o efeito de aumentar os custos de transação da tomada de decisões de política pública, reduzindo a eficiência da economia. Efeitos ainda mais graves podem ser observados se, em sua interferência, o Judiciário se abstiver de fazer qualquer consideração de natureza econômica quando da tomada de sua decisão. As análises das políticas de concorrência e regulatória são baseadas na mesma contraposição (condicionamentos jurídicos vs. lições da ciência econômica). Diante do fato de que as considerações econômicas geralmente se sobrepõem às demais considerações quando da implementação de políticas pejos governos (exceto quando uma decisão política de cunho político eleitoral se sobrepõe às considerações econômicas), questiona-se os vetores que têm norteado a aplicação da política de concorrência no Brasil,
bem como o que a literatura econômica entende como a alternativa correta de determinação dos preços dos derivados de petróleo, também no Brasil. Isto porque falta à visão preponderantemente econômica que prevalece tanto no Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência quanto no meio dos estudiosos da política regulatória, maior reflexão de natureza jurídica ou política, ou, em outros termos, maior reflexão sob o prisma da economia normativa. Por fim, sustenta-se que este debate acadêmico possui profundas implicações político eleitorais
Data de criação/publicação:
2008
Formato:
136 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
6
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript