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Efeitos do estresse agudo associado à desnutrição protéica precoce na aprendizagem e memória de ratos submetidos ao labirinto aquático de Morris

Lucas Duarte Manhas Ferreira do Vales Sebastião de Sousa Almeida

2008

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Vales, Lucas D. M. Ferreira do )(Acessar)

  • Título:
    Efeitos do estresse agudo associado à desnutrição protéica precoce na aprendizagem e memória de ratos submetidos ao labirinto aquático de Morris
  • Autor: Lucas Duarte Manhas Ferreira do Vales
  • Sebastião de Sousa Almeida
  • Assuntos: DEFICIÊNCIA DE PROTEÍNA; ESTRESSE PSICOLÓGICO; APRENDIZAGEM; MEMÓRIA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo do estudo foi investigar os efeitos do estresse agudo, associado à desnutrição protéica precoce, sobre os processos de aprendizagem e memória espacial de ratos no labirinto aquático de Morris (Morris Water Maze - MWM). Foram testados 102 ratos Wistar machos, divididos em 8 grupos (4 grupos no Experimento I e 4 grupos no Experimento II), de acordo com a condição nutricional nas fases de lactação e pós-Iactação (controles, com dieta de 16% de proteína, ou desnutridos, com dieta de 6% de proteína), a exposição ao estresse (estressados ou não estressados) e o momento em que foi imposto o estresse (antes ou depois das sessões experimentais). Utilizou-se imobilização (período de 2h) como procedimento de estresse agudo. Foram realizadas duas sessões compostas de 12 tentativas cada, durante dois dias consecutivos, no MWM. Após a última tentativa do segundo dia de testes, a plataforma foi removida e foi imposto um período de 60s de livre natação (probe trial- 25ª tentativa). Foi registrado o tempo despendido e analisado o percentual de permanência em cada quadrante. A probe trial permite analisar a precisão com que o animal busca a plataforma e, conseqüentemente, a efetivação do aprendizado da tarefa. Decorridos 28 dias, os ratos foram submetidos a uma única tentativa (re-teste), com a finalidade de avaliar a consolidação da memória sobre o aprendizado adquirido. Os dados de peso corporal foram submetidos a uma ANOVA de dois fatores (dieta x dia)
    com repetição no fator dia. Os dados comportamentais foram submetidos a uma ANOVA de três fatores (dieta x estresse x tentativa) com repetição no fator tentativa; posteriormente, utilizou-se ANOVA de dois fatores (dieta x tentativa) com repetição do fator tentativa, entre grupos nutricionais distintos e ANOVA de dois fatores (estresse x tentativa) com repetição do fator tentativa, entre ratos estressados e não estressados do mesmo grupo nutricional. Quando apropriado, foi utilizado o teste post hoc de Newman-Keuls (p<0,05). A desnutrição prejudicou o desempenho dos animais nesse modelo, além de ter provocado um déficit significativo de crescimento, quando comparados aos animais controles. No primeiro experimento, o estresse afetou apenas o desempenho dos animais desnutridos. Os animais do grupo desnutrido diminuíram significativamente as latências sob efeito do estresse. No segundo experimento, o estresse não produziu alterações no desempenho de ambos os grupos. Na probe trial, todos os grupos demonstraram prevalência de tempo no quadrante alvo, demonstrando que houve aprendizagem espacial em todas as condições de dieta e estresse. Os animais desnutridos apresentaram latências significativamente maiores na tentativa de re-teste nos dois experimentos, indicando prejuízos na recuperação das informações anteriormente processadas
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: 67 p.
  • Idioma: Português

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