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Caminhos da paragerência trajetórias, experiências e expectativas entre formandos de administração de empresas de uma universidade privada

Nahema Nascimento Barra de Oliveira Sylvia Gemignani Garcia

2008

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Disponível apenas online )(Acessar)

  • Título:
    Caminhos da paragerência trajetórias, experiências e expectativas entre formandos de administração de empresas de uma universidade privada
  • Autor: Nahema Nascimento Barra de Oliveira
  • Sylvia Gemignani Garcia
  • Assuntos: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESTUDO DE CASO; ENSINO SUPERIOR
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo inicia-se com uma reconstituição da história dos cursos superiores de administração de empresas no Brasil, visando um objetivo preciso: localizar, no interior das hierarquias existentes no ensino superior e, especialmente, no ensino da administração, uma escola superior do setor privado em São Paulo (capital). Nessa escola aqui designada como Universidade A é que se inserem os formandos de administração de empresas que participaram desta investigação. A partir do lugar ocupado no campo acadêmico pela administração lugar no qual são combinados paradoxalmente saberes e práticas que se encontram na tensa fronteira entre dois mundos antagônicos (o do homo academicus e o do homo oeconomicus) , afirma-se que a Universidade A está localizada num espaço ainda mais fronteiriço (do ponto de vista científico) do que o ocupado pelas escolas de administração tradicionais e/ou de prestígio neste campo específico do ensino superior. Considerando-se que as escolas de administração ocupam uma posição subordinada no mundo da academia, a Universidade A, tida como uma escola sem tradição no ensino da administração, localiza-se, portanto, em um lugar duplamente subordinado, situado na margem da margem do sistema institucional de ensino superior. Depois de definir a posição da Universidade A no campo do ensino superior em geral e, posteriormente, no campo do ensino da administração, este estudo explora qualitativamente os sentidos da educação superior e, em
    particular, do ensino de administração, junto a alunos formandos com baixo capital econômico e sem tradição escolar que se encontram nesse campo acadêmico duplamente marginal. Por fim, o trabalho aqui apresentado busca compreender como esses formandos em administração de empresas respondem e reagem individualmente isto é, no plano micro de sua experiência específica às recentes transformações macro-sociais ) (decorrentes do processo mais amplo de reestruturação produtiva) em termos de práticas, escolhas e expectativas a partir dos espaços sociais nos quais eles estão situados e transitam.
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: 151 p..
  • Idioma: Português

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