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O "construir no construído" na produção contemporânea relações entre teoria e prática

Eneida de Almeida Luiz Américo de Souza Munari

2009

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:72.025.3 A447c )(Acessar)

  • Título:
    O "construir no construído" na produção contemporânea relações entre teoria e prática
  • Autor: Eneida de Almeida
  • Luiz Américo de Souza Munari
  • Assuntos: PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO (PRESERVAÇÃO RESTAURAÇÃO); CARTA DE ATENAS; CARTA DE VENEZA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A pesquisa busca avaliar possíveis relações entre o projeto arquitetônico e o restauro de bens culturais. Tendo em vista que esse leque de relações é bastante amplo, procurou-se delimitar o estudo à atuação de dois arquitetos contemporâneos que tenham optado pela aproximação dos critérios de projeto com a análise das preexistências e a observação da cidade histórica. Dentro desse universo foram escolhidos Aldo Rossi (1931-97) e Lina Bo Bardi (1915-92). Rossi, com sua obra A arquitetura da cidade (1966), desperta interesse pelo questionamento aos preceitos do movimento moderno e pela busca de estruturas essenciais permanentes presentes nas cidades em seu devi r histórico. Lina Bardi chama atenção pela tentativa de superação da fratura histórica entre o "antigo" e o "moderno" e pela ativação de um pertinente exercício crítico aplicado na intervenção relacionada a preexistências de valor documental. O estudo procura explorar os vínculos que os dois arquitetos estabelecem com os respectivos contextos de formação e com a tradição crítica italiana de modo mais amplo.
    A investigação adota uma abordagem histórica a partir de um recorte temporal que privilegia três momentos específicos: traça inicialmente um panorama do século XIX e da origem das teorias e práticas de conservação dos bens culturais; analisa, a seguir, a década de 1930 como momento de tensão entre duas posturas antagônicas - a conservação e a inovação - mediante a análise dos seguintes documentos: Carta de Restauro de Atenas (1931) e Carta de Atenas - CIAM (1933); por fim, enfoca o período do pós-guerra - com ênfase nos anos 1960 - como época de reconciliação entre memória e invenção, tendo como pano de fundo o ambiente cultural italiano, com atenção especial à revisão do movimento moderno no que se refere à relação com a história, bem como às discussões ligadas aos temas da conservação dos bens culturais e os desdobramentos desse debate na obra de Aldo Rossi e de Lina Bardi. Entre os objetos de estudo do campo do patrimônio arquitetônico, relacionados à produção de Lina Bardi, destacam-se: a Carta de Veneza (1964), as noções do "restauro científico e "restauro crítico", além da Teoria dei RestéJ,ldfO de Cesare Brandi (1963). O enfoque dos debate recentes sobre a amp)iação da noção de patrimônio e suas implicações na cidade contemporânea suscita questionamentos -quanto às abordagens centradas em aspectos econômicos e turísticos que relegam a segundo plano as ações de cunho cultural.
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: 236 p.
  • Idioma: Português

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