skip to main content

A inserção de bebês na creche e a separação como operador simbólico

Andréia Aparecida Oliveira de Souza Leandro de Lajonquière 1960-

2014

Localização: FE - Faculdade de Educação    (37.046 S729d )(Acessar)

  • Título:
    A inserção de bebês na creche e a separação como operador simbólico
  • Autor: Andréia Aparecida Oliveira de Souza
  • Leandro de Lajonquière 1960-
  • Assuntos: PSICANÁLISE; CRECHES; EDUCAÇÃO INFANTIL; BEBÊS; Babies; Bebês; Creche; Daycare; Psicanálise; Psychoanalysis; Separação; Separation; Subjectivity; Subjetividade
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho de pesquisa consiste num esforço teórico com foco de interesse na dinâmica subjetiva vivenciada por bebês em processo de estruturação psíquica ao serem defrontados com a primeira experiência escolar, tendo como referencial a conexão psicanálise e educação. O motivo que inspirou a investigação foi a busca por um pouco de entendimento em relação aos impasses vivenciados nessa passagem. O choro e a dificuldade experimentada pela mãe em confiar seu bebê a alguém desconhecido conferem à entrada da criança na creche um caráter traumático, pois representam uma separação, no discurso corriqueiramente utilizado. Para isso, encontrou-se suporte nas noções de constituição psíquica e de campo do Outro e nas operações lacanianas de alienação e separação que permitiram estabelecer um contraponto entre estruturação subjetiva e noção de desenvolvimento infantil. A partir dessa abordagem e da noção lacaniana de separação como uma operação fundante do psiquismo, foi possível propor uma leitura dos impasses que permeiam a inserção da criança no mundo público como mais uma vicissitude do vir a ser um sujeito
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 100 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.