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A inserção de bebês na creche e a separação como operador simbólico
Andréia Aparecida Oliveira de Souza Leandro de Lajonquière 1960-
2014
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(37.046 S729d )
(Acessar)
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Título:
A inserção de bebês na creche e a separação como operador simbólico
Autor:
Andréia Aparecida Oliveira de Souza
Leandro de Lajonquière 1960-
Assuntos:
PSICANÁLISE
;
CRECHES
;
EDUCAÇÃO INFANTIL
;
BEBÊS
;
Babies
;
Bebês
;
Creche
;
Daycare
;
Psicanálise
;
Psychoanalysis
;
Separação
;
Separation
;
Subjectivity
;
Subjetividade
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este trabalho de pesquisa consiste num esforço teórico com foco de interesse na dinâmica subjetiva vivenciada por bebês em processo de estruturação psíquica ao serem defrontados com a primeira experiência escolar, tendo como referencial a conexão psicanálise e educação. O motivo que inspirou a investigação foi a busca por um pouco de entendimento em relação aos impasses vivenciados nessa passagem. O choro e a dificuldade experimentada pela mãe em confiar seu bebê a alguém desconhecido conferem à entrada da criança na creche um caráter traumático, pois representam uma separação, no discurso corriqueiramente utilizado. Para isso, encontrou-se suporte nas noções de constituição psíquica e de campo do Outro e nas operações lacanianas de alienação e separação que permitiram estabelecer um contraponto entre estruturação subjetiva e noção de desenvolvimento infantil. A partir dessa abordagem e da noção lacaniana de separação como uma operação fundante do psiquismo, foi possível propor uma leitura dos impasses que permeiam a inserção da criança no mundo público como mais uma vicissitude do vir a ser um sujeito
Data de criação/publicação:
2014
Formato:
100 p.
Idioma:
Português
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