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Educação infantil e sociologia da infância estudo sobre as relações entre a pesquisa em estudos da infância e os contextos nos quais é realizada

Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento

2015

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 372.21 N244e )(Acessar)

  • Título:
    Educação infantil e sociologia da infância estudo sobre as relações entre a pesquisa em estudos da infância e os contextos nos quais é realizada
  • Autor: Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
  • Assuntos: SOCIOLOGIA; EDUCAÇÃO INFANTIL; INFÂNCIA; Centres Of Research; Centros De Pesquisa; Childhood Studies; Early Childhood Education; Educação Infantil; Estudos Da Infância; Sociologia Da Infância; Sociology Of Childhood
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: Esta tese pretende recuperar os quase quinze de interlocução entre a Educação Infantil e o campo da Sociologia da Infância. O compromisso com o desenvolvimento de um trabalho científico no campo, com vistas a institui-lo e constitui-lo na FEUSP, passou pela formulação de disciplina e de projetos de pesquisa, por aulas, orientações, palestras, cursos e produção de artigos que busco incorporar ao estudo. O texto se inicia por uma breve menção ao percurso acadêmico, com a finalidade de explicitar o lugar de onde falo, segue para uma Introdução, que busca apresentar algumas das ideias e reflexões que serão destaques na maior parte da tese, evidenciando a infância em direção à educação infantil e as relações com a Sociologia da Infância. O primeiro capítulo trata da própria Sociologia da Infância, o desenvolvimento do campo, as diferentes abordagens, algumas divergências teóricas. O segundo não pretende esgotar o que se tem realizado de pesquisa na e sobre a sociologia da infância, mas pretende oferecer um panorama sobre o tema, acrescido, na sequência, de breve discussão sobre a interface entre a educação infantil e a sociologia da infância. O terceiro capítulo abre espaço para a pesquisa inédita, realizada no primeiro semestre de 2014, em centros de pesquisa da infância localizados em quatro países europeus. No quarto capítulo, considero e analiso os centros a partir de uma síntese dos contextos onde se inserem, da perspectiva da interdisciplinaridade e da
    produção de teoria. Finalizo considerando alguns pontos, produzidos na pesquisa, e abrindo a possibilidade de novas pesquisas
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 160 p.
  • Idioma: Português

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