skip to main content

É a escola o lugar da infância? um estudo sobre o desenvolvimento da infância brasileira na legislação do século XX

Bruna Breda Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento

2015

Localização: FE - Faculdade de Educação    (376.5 B831e )(Acessar)

  • Título:
    É a escola o lugar da infância? um estudo sobre o desenvolvimento da infância brasileira na legislação do século XX
  • Autor: Bruna Breda
  • Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
  • Assuntos: ESCOLAS; LEGISLAÇÃO ESCOLAR; DESENVOLVIMENTO INFANTIL; EDUCAÇÃO ESCOLAR; SOCIOLOGIA EDUCACIONAL; Childhood; Desenvolvimento Da Infância; Development Of Childhood; Escola; Infância; Legislação; Legislation; School; Sociologia Da Infância; Sociology Of Childhood
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente pesquisa teve como objetivo compreender o desenvolvimento da infância no Brasil em sua relação com a educação escolar, ao longo do século XX. Trata-se de estudo bibliográfico-documental fundamentado em tese do sociólogo dinamarquês Jens Qvortrup que propõe examinar como a infância, quanto categoria geracional na estrutura social, se modifica ao longo do tempo e como se relaciona com as demais categorias. Ao considerar a amplitude do que se pode pesquisar sobre o desenvolvimento da infância, optou-se por definir o recorte infância-escola como foco, a legislação como objeto de análise e o século XX como período de investigação. As modificações sociais, ser criança ou ser menor, o acesso ou não à escola, os princípios de obrigatoriedade e gratuidade são elementos que foram se destacando ao longo do exame das leis. A pesquisa conclui que a relação entre infância e escola é bastante complexa, mas, do ponto de vista legal, após a redemocratização e as novas conquistas que foram alcançadas por meio e após a Constituição de 1988 ser promulgada, houve algum avanço no que se refere ao acesso à educação escolar e à condição das crianças como sujeito de direitos, concluindo um processo de estreitamento da relação entre infância e escola que se concretizou, dentre outras formas, por meio da de inserção das crianças na escola, reforçando os princípios de gratuidade e obrigatoriedade, na perspectiva do direito à educação escolar
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 157 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.