skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Processos de Significação no Ensino de Ciências considerações a partir da perspectiva histórico-cultural
Luciana Prado Dumont Joana de Jesus de Andrade
2016
Localização:
FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto
(Dumont, Luciana Prado )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Processos de Significação no Ensino de Ciências considerações a partir da perspectiva histórico-cultural
Autor:
Luciana Prado Dumont
Joana de Jesus de Andrade
Assuntos:
SIGNIFICADO
;
CIÊNCIA -- ESTUDO E ENSINO
;
PSICOLOGIA SOCIAL
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Entre a palavra da ciência e a palavra de senso comum há diferenças, mas qual a função de cada uma, e como a escola medeia a relação entre o mundo da vida e o mundo da ciência? Como as crianças elaboram e constroem suas significações no espaço escolar e no mundo? Com tais indagações a presente pesquisa foi proposta. Assim, tivemos como objetivo investigar e compreender os processos de significação nas relações de ensino e aprendizagem de ciências, considerando as seguintes categorias: a significação de si; a elaboração conceitual dos termos científico-escolares; e os estudos dos processos de significação e os usos/apropriação da linguagem com um grupo de alunos do 4° ano do ensino fundamental de uma escola pública em uma cidade do interior do estado de São Paulo. A investigação foi desenvolvida metodologicamente pelos preceitos da pesquisa qualitativa, participante e com inspiração etnográfico. Para obtenção dos dados foram realizados dez encontros, com vinte alunos, durante um semestre letivo, sendo que os conceitos estudados versaram sobre o tema 'corpo humano' e 'sistema digestório'. Os encontros foram videogravados, transcritos, analisados e sistematizados em categorias estabelecidas no movimento da realização do trabalho. A análise dos dados foi feita com base na análise microgenética e à luz das contribuições da perspectiva histórico-cultural. Assim, discutimos o falo de que os saberes escolares são sistematizados 'pelo professor' e apropriados 'pelos alunos' num processo dialético e muito peculiar de mediação pedagógica. Esta mediação ocorre por meio de signos, instrumentos externos (recursos didáticos), e, principalmente, pela orientação/convivência/significação do outro. Assim, é entendido o importante papel da instituição escolar; o propósito do vasto repertório de condições de aprendizagem proporcionado aos alunos;c
a colocação de perguntas e intervenções que levem os alunos a pensar e a inquietarem-se; a compreensão e a função do sujeito professor nos debates da sala de aula, tudo isso a fim de contribuir na intensa tarefa da apropriação e construção dos significados, do desenvolvimento dos conceitos científicos pelos alunos, função primordial da escola que cumpre seu dever em desenvolver e estimular os saberes construídos pela/na história da humanidade
Data de criação/publicação:
2016
Formato:
105 p anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript