skip to main content

A formação em Museologia nas universidades brasileiras reflexões sobre o ensino da gestão e do planejamento sob a ótica da Museologia

Fiorela Bugatti Isolan Maria Cristina Oliveira Bruno

2017

Localização: MAE - Museu Arqueologia e Etnologia    (TESE-MAE )(Acessar)

  • Título:
    A formação em Museologia nas universidades brasileiras reflexões sobre o ensino da gestão e do planejamento sob a ótica da Museologia
  • Autor: Fiorela Bugatti Isolan
  • Maria Cristina Oliveira Bruno
  • Assuntos: MUSEOLOGIA -- EDUCAÇÃO -- BRASIL; CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR; MUSEUS -- FORMAÇÃO PROFISSIONAL; PLANEJAMENTO DE MUSEUS -- EDUCAÇÃO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia
  • Descrição: A oferta de cursos universitários em Museologia se expandiu nas últimas décadas no Brasil. No princípio dos anos 2000 havia dois cursos de Bacharelado ativos, atualmente, o MEC aponta dezesseis cursos nessa área. Este processo de ampliação das perspectivas de formação profissional suscita uma reflexão crítica que colabore para a proposição de diretrizes comuns para a capacitação profissional, com vistas ao fortalecimento do campo da Museologia. No intuito de contribuir para discussões voltadas à capacitação na área, esta pesquisa visa mapear o perfil da oferta formativa dos cursos de Bacharelado em Museologia, além de verificar como ideias de gestão e planejamento aparecem nos currículos dos cursos. Valemo-nos de métodos qualitativos de análise, como levantamento bibliográfico sobre a Museologia enquanto campo disciplinar independente e sobre a trajetória do ensino nesta área no contexto brasileiro; além das diretrizes nacionais para formação e programas dos cursos, com suas matrizes curriculares e ementários das disciplinas. A sistematização e análise dos dados permitiu identificarmos avanços no âmbito da formação profissional em nível de graduação em Museologia no Brasil, contribuindo para a consolidação deste campo disciplinar. Quanto à gestão e planejamento, o protagonismo alcançado por estes temas fez com que, na atualidade, sejamos levados a tratá-los como função do museu, para além da salvaguarda, pesquisa e comunicação. Esta centralidade reflete-se na disposição de componentes curriculares que abordam questões relacionadas a estas noções. Entretanto, sinalizamos para a importância de pensarmos a gestão numa perspectiva museológica, dialogando com as dimensões teóricas e práticas do campo, contribuindo para a consolidação da Teoria Museológica e para a conformação daquilo que Maria Cristina Oliveira Bruno identifica como olhar museológico
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 311 f.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.