skip to main content

Evaluation of Damon system effects in alveolar bone support by cone-beam computed tomography (CBCT)

Murilo Matias Marcos Roberto de Freitas

2017

Disponible en FOB - Fac. Odontologia de Bauru    (M427e )(Obténgalo)

  • Título:
    Evaluation of Damon system effects in alveolar bone support by cone-beam computed tomography (CBCT)
  • Autor: Murilo Matias
  • Marcos Roberto de Freitas
  • Materias: TOMOGRAFIA -- MÉTODOS; OSSO E OSSOS -- DIAGNÓSTICO; BRAQUETES -- USO; PERIODONTO -- DIAGNÓSTICO; ORTODONTIA -- MÉTODOS
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descripción: Introdução: O objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações nas espessuras das tábuas ósseas vestibulares, nas inclinações dentárias e nas dimensões transversais dos arcos durante o tratamento com o Sistema Damon de braquetes autoligáveis. Materiais e Métodos: Vinte e um adolescentes de ambos os gêneros com idade média de 14,99 ± 1,27 anos, dentadura permanente completa até os segundos molares, tratados sem extrações e apinhamento inicial mínimo de 4mm (superior: -6,71mm (DP 2,99), inferior: -5,12mm (DP 2,03) foram submetidos a exames de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) antes (T1) e após (T2) o tratamento ortodôntico com o Sistema Damon. A espessura da tábua óssea vestibular da maxila foi determinada por cortes axiais nas distâncias de 4mm e 6mm localizados apicalmente à junção amelocementária do primeiro molar superior direito. Para a mandíbula, foi realizado o mesmo protocolo, porém os cortes axiais selecionados foram realizados nas distâncias de 4mm e 8mm apicalmente à junção amelocementária do primeiro molar inferior direito. Para mensuração das inclinações dentárias, foram utilizados cortes parassagitais gerados a partir da imagem panorâmica da TCFC. As medidas foram realizadas a partir do ângulo formado pela linha vestibular da coroa clínica (LVCC) e a borda superior ou inferior da imagem selecionada. As dimensões transversais dos arcos (6-6/5-5/4-4/3-3) foram mensuradas por meio de cortes axiais das reconstruções 3D. As variáveis foram submetidas ao teste de Shapiro-Wilk para testar sua distribuição. As alterações de todas as variáveis de T1 para T2 foram comparadas por meio dos testes t-pareado. A correlação entre as alterações das espessuras ósseas com as alterações nas inclinações dentárias e dimensões transversais dos arcos foi verificada pelo coeficiente de correlação de Pearson.
    Resultados: o tratamento com o Sistema Damon produziu uma diminuição estatisticamente significante na espessura da tábua óssea vestibular predominantemente na região posterior dos arcos superior e inferior no corte realizado a 4mm. Nos cortes realizados a 8mm, houve uma diminuição estatisticamente significante na espessura óssea vestibular somente na região de molares e premolares inferiores. Em relação as inclinações vestibulolinguais dos dentes, um aumento estatisticamente significante foi observado no arco superior, com predomínio nos incisivos e premolares. No arco inferior, todos os dentes mostraram um aumento estatisticamente significante da inclinação para vestibular, com exceção do canino e primeiro molar esquerdos. As dimensões transversais dos arcos superiores e inferiores sofreram um aumento estatisticamente significante ao final do tratamento com o Sistema Damon, com exceção dos caninos superiores. Conclusão: De maneira geral, o tratamento ortodôntico com o Sistema Damon de braquetes autoligáveis produziu um aumento nas dimensões transversais seguida por uma redução da espessura óssea na parede vestibular dos dentes, ocasionada pela inclinação vestibular das coroas dentárias em ambos os arcos.
  • Fecha de creación: 2017
  • Formato: 123 p.
  • Idioma: Inglés

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere