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Informação e educação as origens da information literacy : um estudo do relatório "The Information Service Environment Relationships and Priorities", de Paul Zurkowski

Leandro dos Santos Nascimento Edmir Perrotti

2018

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t021.2 N244i )(Acessar)

  • Título:
    Informação e educação as origens da information literacy : um estudo do relatório "The Information Service Environment Relationships and Priorities", de Paul Zurkowski
  • Autor: Leandro dos Santos Nascimento
  • Edmir Perrotti
  • Assuntos: Zurkowski, Paul; INFOEDUCAÇÃO; INFORMAÇÃO; EDUCAÇÃO; SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO; COMPETÊNCIA INFORMACIONAL; ANÁLISE DO DISCURSO; Discourse Analysis; Infoeducation; Information Society; Information Literacy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
  • Descrição: O relatório "The information Service Environment Relationships and Priorities", de Paul G. Zurkowski (1974) tornou-se a base para um movimento de proporções globais, conhecido como Information Literacy. Mobilizando pesquisadores, profissionais, políticas e entidades públicas e privadas, tal movimento disseminou-- se, também, no Brasil, sem que seu documento de origem tivesse suas bases teórico-metodológicas conhecidas, descritas e analisadas, assim como seu contexto e ideologias compreendidos. Diante disso, esta dissertação buscou identificar e analisar as concepções inscritas no referido relatório, refletir sobre as ideias fundamentais aí inscritas, apreender e discutir a ótica de aprendizagem informacional e educacional propostas, dimensionar as relações entre informação e educação pressupostas, bem como contextualizar o documento no quadro histórico- cultural em que surgiu. Foi utilizada a metodologia da análise do discurso na análise do relatório, além da construção de um quadro de fundamentação teórico-crítico e de leitura dos demais escritos de Zurkowski, de onde foram retirados elementos para compreensão do próprio relatório. O estudo revelou um discurso enraizado nos postulados da chamada Sociedade da Informação, com forte tendência economicista e instrumental. Alinhada com a posição que Zurkowski ocupava como presidente da Information Industry Association, sua proposta de Information Literacy limitava-se ao desenvolvimento de aprendizagens operacionais de utilização dos recursos tecnológicos. A associação do termo "information" ao termo "literacy" significou, portanto, estratégia retórico-discursiva que, ao aproximar os dois termos, realizou a mimetização do letramento informacional com um valor social consolidado (literacy), buscando com tal identificação, promover a adesão da sociedade norte-americana a suas propostas. Os resultados do trabalho indicaram,
    também, que propostas mais recentes de Zurkowski, de 2013 e 2014, mesmo mudando de caráter, valem-se também de expedientes retóricos como a fetichização da informação e da information literacy, tratadas como categorias capazes de construir a paz mundial. A pesquisa incluiu, como contraponto, outras orientações e abordagens críticas das relações entre Informação e Educação, como a Infoeducação, desenvolvida na ECA/USP, e que pretendem superar a razão instrumental e a dimensão adaptativa que orientou o relatório o qual deu origem à Information Literacy
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 152 p il.
  • Idioma: Português

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