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Um simulador para robótica social aplicado a ambientes internos

José Pedro Ribeiro Belo Roseli Aparecida Francelin Romero

2018

Localização: ICMC - Inst. Ciên. Mat. Computação    (t b452SR E.1 )(Acessar)

  • Título:
    Um simulador para robótica social aplicado a ambientes internos
  • Autor: José Pedro Ribeiro Belo
  • Roseli Aparecida Francelin Romero
  • Assuntos: INTERAÇÃO HOMEM-MÁQUINA; ROBÓTICA; ONTOLOGIAS; Cognitive System; Human Robot-Interaction; Ontologia Robótica; Robotic Ontology; Robotic Simulator; Robótica Social; Simulador Robótico; Sistema Cognitivo; Social Robotic
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A robótica social representa um ramo da interação humano-robô que visa desenvolver robôs para atuar em ambientes não estruturados em parceria direta com seres humanos. O relatório A Roadmap for U.S. Robotics From Internet to Robotics, de 2013, preconiza a obtenção de resultados promissores em 12 anos desde que condições apropriadas sejam disponibilizadas para a área. Uma das condições envolve a utilização de ambiente de referência para desenvolver, avaliar e comparar o desempenho de sistemas cognitivos. Este ambiente é denominado Robot City com atores, cenários (casas, ruas, cidade) e auditores. Até o momento esse complexo ambiente não se concretizou, possivelmente devido ao elevado custo de implantação e manutenção de uma instalação desse porte. Nesta dissertação é proposto um caminho alternativo através da definição e implementação do simulador de sistemas cognitivos denominado Robot House Simulator (RHS). O simulador RHS tem como objetivo disponibilizar um ambiente residencial composto por sala e cozinha, no qual convivem dois agentes, um robô humanoide e um avatar humano. O agente humano é controlado pelo usuário do sistema e o robô é controlado por uma arquitetura cognitiva que determina o comportamento do robô. A arquitetura cognitiva estabelece sua percepção do ambiente através de informações sensoriais supridas pelo RHS e modeladas por uma ontologia denominada OntSense. A utilização de uma ontologia garante rigidez formal aos dados sensoriais além de viabilizar um
    alto nivel de abstração. O RHS tem como base a ferramenta de desenvolvimento de jogos Unity sendo aderente ao conceito de código aberto com disponibilização pelo repositório online GitHub. A validação do sistema foi realizada através de experimentos que demonstraram a capacidade do simulador em prover um ambiente de validação para arquiteturas cognitivas voltadas à robótica social. O RHS é pioneiro na integração de um simulador e uma arquitetura cognitiva, além disto, é um dos poucos direcionados para robótica social provendo rica informação sensorial, destacando-se o modelamento inédito disponibilizado para os sentidos de olfato e paladar.
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 106 p.
  • Idioma: Português

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