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How do reputation risks affect powerful taxp(l)ayers' behavior?
Rogiene Batista dos Santos Fernando Pigeard de Almeida Prado; Amaury José Rezende
2020
Localização:
FEARP - Fac. Econ. Adm. Cont. de R. Preto
(Santos, Rogiene Batista dos )
(Acessar)
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Título:
How do reputation risks affect powerful taxp(l)ayers' behavior?
Autor:
Rogiene Batista dos Santos
Fernando Pigeard de Almeida Prado
;
Amaury José Rezende
Assuntos:
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
;
TEORIA DOS JOGOS
;
TRIBUTAÇÃO
;
CARGA TRIBUTÁRIA
;
Financial Institutions
;
Game Theory
;
Instituições Financeiras
;
Planejamento Tributário
;
Propensity Score Matching
;
Tax Avoidance
;
Teoria Dos Jogos
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
O presente estudo investiga as práticas de planejamento tributário realizadas por instituições financeiras. Há duas principais motivações neste estudo: uma teórica e outra empírica. A primeira diz respeito à modelagem teórica baseada na teoria dos jogos para analisar planejamento tributário de bancos. A segunda motivação refere-se à investigação dos resultados por meio da análise empírica dos dados. Este estudo é composto por duas partes. A primeira parte propõe um modelo teórico baseado na teoria dos jogos que considera a interação do IRS com dois tipos de contribuintes: Complexos e Simples, Bancos e Não-bancos, respectivamente. Quando se considera que os custos de reputação são similares para estes dois grupos, encontrou-se que, no equilíbrio, Bancos são mais agressivos ao praticar planejamento tributário. Porém, ao considerar que os Bancos têm maiores custos de reputação, encontramos que Não-bancos são mais agressivos. Ao realizar a análise da estática comparativa nós encontramos que os Bancos se beneficiam quando a multa aumenta. A solução é aumentar a multa e o custo de reputação deles, simultaneamente. A segunda parte deste estudo, testa o primeiro resultado do modelo teórico que mostra que Bancos não são tão agressivos ao praticar planejamento tributário. Para isso, utilizou-se uma amostra de dados das empresas americanas de capital aberto, para o período de 2000-2018, totalizando 110.030 observações. Os resultados empíricos mostram que não há diferença na prática de planejamento tributário entre empresas financeiras e empresas
de outros setores. Economicamente, não ter confirmado a hipótese de pesquisa que empresas financeiras praticam menos evasão fiscal que empresas de outros setores implica que talvez os custos de reputação tenham pouco efeito sobre as práticas de evasão fiscal das instituições financeiras. É possível que o efeito dos custos de reputação não afete diretamente as empresas financeiras. Portanto, o seu efeito seria marginal. Este estudo, composto por duas partes, fornece evidências para uma melhor compreensão acerca das práticas de planejamento tributário e dos custos de reputação de tais práticas para instituições financeiras. Os resultados encontrados são relevantes para pesquisadores e legisladores
Data de criação/publicação:
2020
Formato:
70 p anexos.
Idioma:
Inglês
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