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Inserção de jovens no mundo do trabalho estudo sobre o Projeto Dentro da Cena (2013-2020) na perspectiva de narrativas autobiográficas de um educador social no âmbito da educação profissional

Weverson Alves da Conceição Juliana Pedreschi Rodrigues

2022

Localização: EACH - Esc. Artes, Ciências e Humanidades    (https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-31012022-210528 )(Acessar)

  • Título:
    Inserção de jovens no mundo do trabalho estudo sobre o Projeto Dentro da Cena (2013-2020) na perspectiva de narrativas autobiográficas de um educador social no âmbito da educação profissional
  • Autor: Weverson Alves da Conceição
  • Juliana Pedreschi Rodrigues
  • Assuntos: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL; JOVENS; TRABALHO; MERCADO DE TRABALHO; ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO; Abordagem Autobiográfica; Autobiographical Approach; Educação Profissional; Educador Social; Professional Education; Social Educator
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste estudo é identificar e compreender as experiências formativas e pedagógicas de um educador social a partir de sua atuação no Projeto Dentro da Cena, uma proposta de educação profissional juvenil no campo da educação não formal, que busca desenvolver valores humanos, consciência crítica e habilidades socioemocionais de jovens para não somente contribuir na inserção digna no mundo do trabalho, mas também para a sua formação integral como ser humano. O período analisado abarca os anos de 2013 a 2020, nos primeiros meses da pandemia do covid-19. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se o método autobiográfico mediante a produção e a análise de narrativas pessoais do educador. A investigação fundamentou-se em revisão bibliográfica sobre juventude, concepções de trabalho, políticas públicas e estudos sobre os aspectos da travessia para a vida adulta, sobre a transição escola-trabalho e a inserção do jovem no mundo do trabalho e, por fim, a educação profissional de jovens. Apresentam-se dados do Projeto Dentro da Cena considerando seus objetivos, princípios, perfil dos educandos, espaços institucionais, modelos de financiamento e aspectos metodológicos de ensino/aprendizagem.
    Os principais resultados identificaram necessidades e saberes formativos e pedagógicos que, de alguma forma, possam contribuir para a formação continuada de educadores sociais, entre eles a importância de se problematizar as noções e os significados hegemônicos que envolvem a juventude, o trabalho e a educação laboral juvenil considerando os valores e as práticas dominantes da sociedade capitalista e neoliberal
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: 171 p il.
  • Idioma: Português

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