skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Show Results with:
Qualquer
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Acervo Físico
Busca Simples
This feature requires javascript
A recontextualização da natureza da ciência no currículo do estado de São Paulo
Michele Dayane Facioli Medeiros Marcelo Tadeu Motokane
2022
Localização:
IB - Instituto de Biociências
(QH315 M488r )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A recontextualização da natureza da ciência no currículo do estado de São Paulo
Autor:
Michele Dayane Facioli Medeiros
Marcelo Tadeu Motokane
Assuntos:
BIOLOGIA -- ESTUDO E ENSINO
;
CURRÍCULO
;
Currículo
;
Curriculum
;
Nature Of Science
;
Natureza Da Ciência
;
Recontextualização,
;
Recontextualization
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A formação de indivíduos capacitados para se posicionarem de forma consciente e fundamentada sobre as questões científicas, cada vez mais presentes na sociedade, é um dos objetivos primordiais da educação em Ciências. Diversos pesquisadores da área de ensino, apontam que a concretização deste objetivo só é possível se além de termos e conceitos, os estudantes aprendam como a Ciência é construída e quais suas relações com a sociedade e tecnologia. Diante do exposto, é fundamental que os conhecimentos sobre a natureza da Ciência sejam abordados em sala de aula e priorizados nos documentos oficiais como um objetivo de ensino. Muitas são as perspectivas e entendimentos sobre a Ciência, neste trabalho adotamos a perspectiva proposta por Ziman, que apresenta um entendimento multidimensional de Ciência, considerando que a mesma deve ser compreendida levando em conta quatro dimensões, filosófica, histórica, sociológica e psicológica de forma integrada, e não por uma única ótica, que acaba por reduzir a complexidade que caracteriza o empreendimento científico. O presente estudo buscou analisar como a natureza da Ciência está presente no Currículo do Estado de São Paulo. Tendo como referência a teoria sociológica de Basil Bernstein, que forneceu os principais conceitos utilizados no trabalho, analisamos o que, o como e os processos de recontextualização que acontecem nas diferentes seções do documento.
As análises demonstram que os conteúdos sobre natureza da Ciência são menos priorizados quando comparados com os conteúdos científicos. Nossos dados demonstram que a dimensão filosófica é a mais abordada, quando comparada com as demais dimensões. No que tange a complexidade com que as dimensões são abordadas no documento, nossos dados revelam que as dimensões são majoritariamente classificadas no grau um, que indica que aspectos de determinada dimensão estão presentes, porém não é explicitada sua relação na construção do conhecimento. Nossos dados também revelam que ocorre um processo de recontextualização entre as seções do documento, indicando uma redução da frequência das dimensões e uma redução no grau de complexidade. O estudo permitiu levantar questões relacionadas com a importância de rever a mensagem relativa à construção da ciência presente do documento Currículo de São Paulo no sentido de formar cidadãos que compreendam a construção da ciência
Data de criação/publicação:
2022
Formato:
160 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Acesso ao doi
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
2
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript